Rinite: conheça os tipos e saiba identificar os sintomas

A rinite é um distúrbio bastante comum que afeta uma em cada seis pessoas e cuja incidência vem aumentando. Entenda mais sobre ela e tire suas dúvidas!

Douglas Ferreira | 28 de Setembro de 2019 às 11:00

fizkes/iStock -

A rinite é um distúrbio bastante comum que afeta uma em cada seis pessoas e cuja incidência vem aumentando. Esta doença é frequentemente associada à asma. Ou seja, se uma doença não for tratada corretamente, pode piorar o outro.

Embora poucas pessoas saibam, as rinites alérgicas não são todas iguais. Elas podem ser separadas em três tipos principais:

1 . Rinite sazonal

Leia também: Rinite alérgica: o que é, causas, tratamentos

É nela que pensamos quando falamos em rinite alérgica: acontece em determinadas épocas do ano, em especial na primavera e no outono, quando a dispersão de grãos de pólen (potentes alérgenos) está em seu nível máximo. Embora a época da alergia dependa do local, do clima e da estação, não significa que mudar para outra região melhore a situação. Se você é propenso à alergia, provavelmente passará apenas a ser alérgico a alguma outra substância no novo ambiente.

2 . Rinite perene

Quem tem rinite perene sofre o ano inteiro. É provável que seja alérgico a caspa de animais, ácaros, excreções de baratas e fungos, que desencadeiam alergias sem sazonalidade.

3 . Rinite ocupacional

Culpar seu trabalho; é isso o que o médico fará. A rinite ocupacional resulta da sensibilidade a algo no ambiente profissional, seja uma substância química manuseada no trabalho ou o desinfetante utilizado para limpar o escritório, as plantas na recepção ou fibras do tapete. Caso seus sintomas ocorram apenas no trabalho e melhorem ou desapareçam nos finais de semana e nas férias, e sejam observados também em seus colegas, peça ao médico para avaliar se não há algo no seu local de trabalho que esteja literalmente irritando você.

Confira também: Asma e alergias respiratórias: 5 grandes mitos

Quais são os sintomas?

Quem tem o distúrbio pode apresentar vários sintomas, como obstrução nasal, coriza, gotejamento de muco na parte posterior do nariz, espirros ou prurido (coceira) nasal. Possíveis sintomas secundários são dor na face e perda do olfato.

Vale ressaltar que, embora a rinite não tenha cura, é possível controlá-la com os medicamentos adequados e acompanhamento médico. Por esta razão, sempre procure um atendimento médico especializado antes de se automedicar.

Confira também: 6 dicas infalíveis para evitar a insônia causada por alergias