Lentes de contato: qual é o tipo ideal para você?

As lentes de contato são uma alternativa leve e invisível que permitem uma visão livre de obstrução por todo o campo visual.

Thaís Garcez | 12 de Julho de 2021 às 19:10

metamorworks/iStock -

As lentes de contato são uma alternativa leve e invisível que permitem uma visão livre de obstrução por todo o campo visual. Elas corrigem a visão da mesma forma que os óculos, e a tecnologia tem avançado muito desde os dias das lentes rígidas, que demandavam semanas para o usuário se acostumar.

As lentes modernas são tão confortáveis que você até se esquece que as está usando. Elas podem ser gelatinosas, descartáveis, aeradas, de uso prolongado e coloridas.

Tipos de lente de contato

As lentes de contato hoje são feitas de uma grande variedade de materiais, e o tempo de uso e de descarte também varia. Por isso, o ideal é que você consulte um oftalmologista para que ele possa recomendar o modelo mais adequado para você. E veja também 10 dicas de segurança e limpeza para suas lentes!

Lentes de contato duras

Raramente recomendadas, as lentes duras podem ser de difícil adaptação. Elas privam a córnea de oxigênio, por isso são recomendadas apenas para uso diurno. Em casos mais graves de astigmatismo, às vezes se recomenda seu uso. 

Lentes de contato aeradas

Essas lentes são feitas de um material que permite a passagem de oxigênio, mas, por serem pesadas, exigem um período de adaptação. Menos usadas do que as lentes gelatinosas, elas são recomendadas para pessoas com astigmatismo grave ou presbiopia. 

Lentes de contato gelatinosas

As lentes de contato gelatinosas originais são feitas de um material que combina água e hidrogel, que não é permeável, mas permite que o oxigênio chegue ao olho por meio de seu conteúdo aquoso. Variedades mais novas combinam água e silicone, tornando-as aeradas, de forma que podem ser usadas até durante o sono. 

Além disso, você também pode comprar versões que alteram a cor dos olhos. A lente gelatinosa é ligeiramente maior do que a íris, e seus contornos podem ser vista se alguém olhar de perto. 

Lentes de contato híbridas

Algumas lentes têm a borda exterior gelatinosa combinada ao meio rígido e aerado, fornecendo conforto além das qualidades visuais ligeiramente superiores de uma lente dura. 

Lentes de contato de uso diário

Lentes rígidas e permeáveis devem ser removidas e limpas todas as noites. Por isso, você não pode dormir com elas. Uma vantagem desse tipo de lente é que elas duram por aproximadamente um ano até que precise trocá-las. Você também pode comprar lentes gelatinosas de uso diurno, que duram de três a 12 meses e lente gelatinosas descartáveis desenvolvidas para uso diurno por períodos mais curtos antes da substituição planejada. 

Lentes de contato de uso prolongado

Às vezes chamadas lentes de “uso contínuo”, elas são lentes gelatinosas que podem ser usadas para dormir. Dependendo do tipo, você pode permanecer com elas entre uma semana e um mês. Devem ser substituídas após esse período. Elas são mais caras do que lentes de uso diurno, mas você economiza nos produtos de limpeza.

Lentes de contato descartáveis

As lentes descartáveis de uso diário são opções mais caras do mercado. Contudo, tem sido bem avaliada pelos seus usuários.