Vacinação infantil: conheça o calendário do Ministério da Saúde

As vacinas são fundamentais para a prevenção de doenças infecciosas. Conheça o calendário de vacinação infantil e imunize seu filho.

Amanda Santos | 17 de Setembro de 2020 às 10:00

KatarzynaBialasiewicz/iStock -

Conhecer o calendário de vacinação infantil é uma das primeiras obrigações dos pais ao ter filhos. Ao contrário do que dizem as fake news, as vacinas são fundamentais para a prevenção e erradicação de doenças como, por exemplo, a varíola e a poliomielite.

Assim como nos países desenvolvidos, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi criado no Brasil para aumentar a qualidade de vida da população a partir da prevenção de doenças infecciosas.

O Calendário Nacional de Vacinação surge como parte dessa iniciativa, com vacinas para todas as faixas etárias, incluindo grávidas e povos indígenas.

A fim de proteger as crianças desde os primeiros momentos de vida — quando o organismo ainda não têm defesas para combater doenças e infecções — boa parte das vacinas são ministradas na primeira infância.

Calendário de vacinação infantil do Ministério da Saúde

Ainda que os pais recebam orientações sobre vacinas já na maternidade, é comum a confusão a respeito de quando e quais doses devem ser tomadas. Por isso, o site oficial do Ministério da Saúde disponibiliza o calendário de vacinação infantil completo. Veja abaixo algumas vacinas obrigatórias e quando as doses devem ser tomadas:

Fonte: Ministério da Saúde.

Além disso, o órgão disponibilizou uma tabela com o calendário de vacinação infantil 2020 para download. O arquivo pode ser salvo no celular ou impresso para consultar quando necessário.

Quando acontecem as campanhas de vacinação?

Em parceria com as Secretarias de Saúde de estados, municípios e Distrito Federal, o Ministério da Saúde faz duas campanhas de vacinação anuais. Ambas acontecem no primeiro semestre, antes do inverno.

A primeira é a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Já a segunda é a Campanha de atualização da Caderneta de Vacinação, que contempla todas as crianças, idosos e gestantes.

Por outro lado, a cada quatro anos acontece a Campanha de Segmento contra Sarampo. O sarampo, inclusive, é uma doença erradicada que voltou devido a queda na vacinação infantil.

Leia também: A vacinação de crianças e adolescentes é obrigatória?

Entidade oferece aplicativo para acompanhar as vacinas

Com o intuito de facilitar o acompanhamento das vacinas, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) oferece o aplicativo Minhas Vacinas, que registra o histórico vacinal.

Ainda é possível adicionar lembretes e receber recomendações personalizadas. Não só para crianças, como também para adolescentes, adultos e idosos.

Aplicativo Minhas Vacinas. (Foto: Divulgação/Google Play)

Atualmente, existem dezenas de apps feitos para facilitar a vida dos pais, especialmente os de recém-nascidos. Muitos aplicativos de amamentação também incluem funcionalidades para o acompanhamento de vacinas e diversas outras atividades do bebê.

Vacinação infantil: saiba onde vacinar

Todos os brasileiros podem se vacinar gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, existem mais de 36 mil salas de vacinação distribuídas pelo país.

Apesar de muitos pais acreditarem que a decisão de vacinar é opcional, a vacinação infantil é obrigatória. Por isso, informe-se sobre a importância das vacinas e acompanhe o calendário do Ministério da Saúde.