Veja como ter um café da manhã saudável e ideal para o dia a dia

Tomar um café da manhã saudável é a melhor maneira de começar o dia. Enquanto você dorme, seu corpo faz um minijejum. De manhã, você pode estar sem comer

Thaís Garcez | 8 de Maio de 2020 às 18:00

juefraphoto/iStock -
Publicado em: Última atualização:

Tomar um café da manhã saudável é a melhor maneira de começar o dia. Enquanto você dorme, seu corpo faz um minijejum. De manhã, você pode estar sem comer ou beber há 10 ou 12 horas. A glicose no seu sangue está em nível de jejum. Sem alimento, o corpo é obrigado a lançar mão das reservas de energia, fazendo você sentir cansaço e mal-estar. O desjejum atua como fonte de energia – como combustível para um novo dia.

A primeira necessidade é o líquido. Durante a noite, você perde mais ou menos uma xícara de líquido no suor e na respiração. Mais uma xícara ou duas de água são gastas na produção de urina, para tratar o alimento e o líquido ingeridos na noite anterior.

Para repor essa perda, comece o dia com um copo d’água, e só então pegue sua bebida favorita para o desjejum. Procure beber na primeira hora da manhã a terça parte do líquido recomendado para o dia inteiro: 1,2 litro.

Benefícios do café da manhã

Um bom café da manhã sustentará você por mais tempo. Prefira carboidratos de baixo IG, proteínas, laticínios magros, gorduras boas e frutas e/ou hortaliças. Procure combinar essas substâncias para obter a energia e os nutrientes capazes de mantê-lo ativo durante toda a manhã.