10 dicas de como economizar gasolina

Descubra como pequenas mudanças no seu hábito de dirigir pode ajudá-lo a economizar gasolina, reduzindo o custo e ajudando o meio ambiente.

Julia Monsores | 29 de Novembro de 2020 às 19:00

chutarat sae-khow/iStock -

Para muitos automóveis, a gasolina é indispensável. E com o preço do combustível nas alturas, saber como diminuir o consumo, sem afetar o desempenho do carro, é uma das maneiras de economizar no final do mês.

Leia mais: Semáforos ‘smart’ pretendem reduzir consumo de combustível em até 20%

Então continue acompanhando este post para conferir algumas dicas para gastar menos combustível!

10 dicas de como economizar gasolina

Imagem: Koonsiri Boonnak/iStock

1. Vá devagar

Tente sempre dirigir de maneira suave. Evite acelerar e frear desnecessariamente e use as marchas para reduzir a velocidade. O ato de acelerar e frear (entre sinais de trânsito, por exemplo) desperdiça combustível.

Para dirigir suavemente, você precisa ficar mais alerta às condições da rua e prever o fluxo do trânsito. Se conseguir calcular o que está prestes a acontecer à sua frente, não será pego de surpresa.

2. Dê distância

Imagem: lenanet/iStock

Deixe uma distância razoável entre seu carro e o veículo da frente. Se o outro carro mudar a velocidade, você terá tempo e espaço suficientes para tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade sem frear, ou acelerar suavemente para manter o fluxo do trânsito.

3. Aperte os pedais com suavidade

Para evitar freadas ou acelerações bruscas, que desperdiçam combustível, finja que há um ovo entre o seu pé e os pedais – isso faz com que os aperte com mais suavidade.

4. Mude as marchas no tempo certo

Se o seu carro tem embreagem manual, procure mudar as marchas no tempo certo para evitar o ruído que indica que o motor está sendo forçado. É mais econômico dirigir na marcha mais alta.

5. Opte pela marcha mais alta

Num trecho longo de estrada, use a marcha mais alta (geralmente a quinta), que faz o eixo de transmissão girar mais depressa que o virabrequim, permitindo que o motor funcione mais lentamente. Isso, por sua vez, vai economizar combustível e reduzir o desgaste e os ruídos do motor.

6. Não corra muito

Diminua a velocidade para economizar combustível. A 110 km/h, seu carro gasta até 25% mais combustível do que se estivesse a 90 km/h.

7. Abra as janelas

Imagem: monkeybusinessimages/iStock

Desligue o ar-condicionado e abra a janela. Se você ligar o ar-condicionado num dia quente em condições de trânsito urbano, vai aumentar o consumo de combustível em cerca de 15%. A velocidades maiores, o ar-condicionado é mais eficiente. Ainda assim você vai usar 11% mais combustível do que usaria com o aparelho desligado.

8. Cheque a mala

Limpe o carro com regularidade para não carregar qualquer peso extra desnecessariamente. É fácil esquecer-se de itens que você deixou na mala.

9. Remova itens supérfluos

Você pode baixar o consumo de gasolina em até 20% simplesmente removendo extras desnecessários, como bagageiros de teto e aerofólios. Eles aumentam a resistência ao vento, tornando o deslocamento do carro mais difícil.

10. Engarrafou? Ponto morto

Imagem: Ziviani/iStock

Sempre que estiver preso num engarrafamento ou parado por mais de alguns minutos, deixe a marcha em ponto morto: você usará menos combustível do que precisaria usar para religar o motor.