10 ervas frescas para dar um toque especial em sua salada

Você sabia que as ervas frescas também podem dar um sabor maravilhoso a uma salada e ainda acrescentar benefícios nutricionais?

Julia Monsores | 29 de Maio de 2020 às 12:00

RossHelen/iStock -

Cada vez mais pessoas estão descobrindo que se pode dar um toque especial às saladas com a adição de leguminosas. Mas você sabia que as ervas frescas também podem dar um sabor maravilhoso a uma salada e ainda acrescentar benefícios nutricionais? Confira abaixo 10 ervas frescas que vão dar um toque a mais em seu prato.

→ 10 ervas frescas para temperar seus pratos:

1. Alecrim

Uma das ervas mais aromáticas, em forma de agulha, vai muito bem em saladas mornas com verduras e legumes, carne de porco, carneiro e peixe. Além disso, o alecrim também pode melhorar sua memória.

2. Cebolinha-francesa

Assim como outros membros da família da cebola, as folhas parecidas com capim da cebolinha-francesa são ricas em compostos sulfurosos benéficos e em alicina, fitoquímico que ajuda a evitar doenças cardíacas. Pique com a tesoura e polvilhe sobre saladas com carne, ave, peixe ou folhas.

3. Endro

O gosto de cominho suave das folhas do endro combina com saladas de frutos do mar, além de batatas e pepinos.

4. Estragão

As folhas em forma de lança dessa erva têm sabor forte, que lembra o do anis, e ficam perfeitas em saladas de frango.

5. Hortelã

Com seu forte sabor refrescante, é uma das ervas mais populares. Ela vai muito bem em saladas de feijão e batata, mas também com frutas, como melão e manga.

Confira também: 4 dicas (e 3 molhos) para tornar suas saladas com ervas irresistíveis!

6. Manjericão

Tradicional no molho pesto, as pequenas folhas do manjericão têm sabor acre e delicioso. Espalhe sobre qualquer salada de tomate, mas especialmente uma com queijo mussarela.

7. Ora-pro-nóbis

Erva de origem grega e turca, tem folhas carnudas, redondas e verdes, de sabor refrescante e suave. Adicione algumas folhas a uma salada de folhas ou espalhe sobre uma salada de batata.

8. Orégano e manjerona

Essas ervas aparentadas, com muito poucas folhas têm sabor forte, portanto use-as esparsamente em saladas de tomate ou saladas mornas de abobrinha e berinjela.

9. Salsinha

Decoração clássica de pratos salgados, também é um complemento saboroso para uma salada de folhas ou ervas. Além disso, também é uma boa fonte de folato, ferro e vitamina C.

10. Tomilho

Pequenas, mas muito aromáticas, as folhas do tomilho são ótimas ervas para saladas de batata e feijão. Além disso, também são ótimas pedidas em em saladas quentes com carne de vaca e de pato. Saiba também como ter uma boa saúde bucal com a ajuda do tomilho.

→ Confira algumas sugestões de saladas com ervas frescas: