11 dicas de reforma de cadeira de palha e outros objetos

Se você acha que consertar cadeira de palha é difícil demais, reveja seus conceitos. Veja como reformar seus móveis de palha e deixá-los como novos!

Julia Monsores | 5 de Dezembro de 2019 às 17:00

ChiccoDodiFC/iStock -

Se você acha que consertos em móveis de palha são difíceis demais, reveja seus conceitos. Realizar esta tarefa pode ser surpreendentemente fácil. Não acredita? Confira algumas dicas e veja como é fácil!

Como reformar sua cadeira de palha e outros objetos?

1 . Diga adeus às quedas

Para consertar um assento de palha que está cedendo, use uma esponja para molhar o assento por baixo (o lado inferior é mais poroso e vai absorver melhor a umidade) e deixe-a no sol. Quando a água evaporar, a palha vai encolher e endurecer.

2 . Acabamento primeiro

Se uma peça precisa de acabamento novo além de ter a palha restaurada, comece pelo acabamento. O projeto vai ser mais rápido e muito menos complicado se você não precisar trabalhar em torno de uma palha nova.

3 . Cortando a palha

Para fazer o molde de um assento de palha redondo ou quadrado, prenda um pedaço de papel sobre o quadro e passe um lápis ao longo da parede interna do sulco. Corte a palha cerca de 2,5 cm maior que o desenho do papel.

4 . Seja generoso

Ao comprar materiais para restaurar palha, deixe espaço para aparar pontas. Assegure-se de que a palha pré-tecida seja maior que o assento cerca de 5 cm em todas as direções e que a tira seja poucos centímetros mais longa que o sulco.

5 . Observe o passado

Antes de restaurar a palha de um móvel antigo, verifique o quadro. Se existe um sulco que corre em volta das bordas, ela foi feita com um assento de palha pré-tecida e pode ser facilmente restaurada. Se contém buracos uniformemente espaçados, foi trançada à mão: um trabalho para especialistas.

Confira também: 6 truques com bola de tênis que vão mudar o seu dia a dia

6 . Lembre-se das regras

Transporte cadeiras de palha sempre segurando pelo quadro, nunca pelo assento. Não as exponha ao ar seco ou luz do sol direta por longos períodos. Nunca fique de pé sobre elas.

7 . Remova as lascas

O trabalho em palha em móveis antigos é muitas vezes coberto com verniz que, com o tempo, começa a descolar. Para remover essas lascas escamosas, use palha de aço fina e trabalhe com suavidade.

8 . Ataque a despensa

Use fermento em pó para limpar palha suja. Molhe com água quente e aplique o pó com um pincel. Quando a palha secar, remova o pó, lave com água fria e deixe a peça secar ao ar.

9 . Atenção com a tira

Ao umedecer um assento de palha, mantenha a água longe da tira que prende a trama ao quadro. A água pode dissolver a cola.

Veja também como a decoração com plantas e flores naturais enche de charme todos os ambientes da casa!

10 . Deixe o sal agir

Esfregue palha suja com uma solução de uma colher de sopa de sal diluída em um litro de água quente. O sal ajuda a prevenir a viscosidade e evitar que a palha escureça. Depois de esfregar, passe um pano limpo e use um secador de cabelo em meia potência.

11 . Para um acabamento de mestre

Em vez de lixar fibras soltas, experimente chamuscá-las com um maçarico enquanto a palha ainda está molhada. Por segurança, trabalhe ao ar livre, mantenha o maçarico sempre em movimento e use apenas a ponta da chama.

Confira também 26 dicas de DIY para decorar sua casa e economizar!