15 alimentos com um prazo de validade super longo

Texto explicativo demonstrando alimentos que duram bastante tempo depois de serem comprados, tendo um prazo de validade bem longo.

Amanda Santos | 16 de Setembro de 2020 às 14:00

Imagem: gpointstudio/iStock -

Uma das grandes preocupações que todos temos ao irmos a um supermercado é o prazo de validade dos alimentos que estão em nossas listas de compras.

E com razão! É importante termos esse tipo de informação em mente para que possamos evitar o desperdício e também não jogarmos nosso dinheiro fora. 

Pensando nisso, preparamos esta lista com 15 alimentos que têm um prazo de validade considerável para que você possa se organizar e comprá-los sem muita preocupação na próxima vez que for ao seu supermercado favorito. 

No entanto, é importante ressaltar a necessidade de sermos cuidadosos com a forma como preservamos esses produtos para que eles durem por um bom tempo. Vamos a eles? 

Leia também: Curiosidade sobre alimentos

1. Açúcar

Imagem: Luis Echeverri Urrea/iStock

Por não propiciar o crescimento de bactérias, o açúcar é um alimento que dificilmente estraga. Entretanto, o desafio aqui é impedir que ele endureça, se tornando uma pedra.

No mais, a maior preocupação com este alimento é o de conservá-lo bem para que sempre esteja bom para o uso. 

2. Amido de milho

Imagem: minadezhda/iStock

Popularmente conhecido como maisena, o amido de milho é um produto que quando bem preservado não possui um prazo de validade predeterminado.

Portanto, o ideal é mantê-lo seco em algum recipiente bem fechado e em boa temperatura.  

3. Arroz 

Imagem: ribeirorocha/iStock

O arroz, que é um dos alimentos mais queridos dos brasileiros, possui um prazo de validade bem longo. Contudo, isso só se aplica aos arrozes branco, selvagem, arbóreo, jasmine e basmati. Devido ao seu teor de gordura, o arroz integral precisa ser consumido dentro do prazo de validade recomendado pelo fabricante. 

4. Atum enlatado 

Imagem: RightOne/iStock

Enquanto peixes congelados duram aproximadamente 6 meses, o atum enlatado tem de 3 a 5 anos de prazo de validade. Porém, isso só acontece enquanto mantemos o produto lacrado. Após aberto, o seu consumo precisa ser feito no mesmo dia. 

5. Café solúvel

Imagem: NikiLitov/iStock

O caso do café solúvel é bem simples: diferente do café comum, que é sensível ao oxigênio e às altas temperaturas, basta armazená-lo congelado que ele irá durar por bastante tempo. 

6. Chocolate amargo

Imagem: Alex Manzanares Muñoz/iStock

O chocolate amargo quando mantido na sua embalagem original, ou quando bem protegido após aberto, tem prazo de validade de mais ou menos dois anos se for armazenado em um ambiente com temperatura constante. 

7. Destilados

Imagem: monticelllo/iStock

Se você gosta de bebidas destiladas como tequila, uísque, rum, gin e vodka, a boa notícia é que quando elas são bem armazenadas, podem durar uma vida inteira. Basta guardá-las em um local arejado e com pouca luz que você as manterá por muito tempo.

8. Ervas

Imagem: 5PH/iStock

Quando são conservadas com cuidado, as especiarias e temperos secos podem durar por volta de três anos. Para que isso se torne possível, guarde suas ervas em potes de vidro ou plástico em um lugar arejado, longe da luz e da umidade. 

9. Extrato de baunilha

Imagem: belchonock/iStock

Neste caso é necessário frisar que o que dura mesmo é verdadeiro extrato de baunilha, por ser feito com álcool. A essência, por ser um produto artificial, não tem o mesmo prazo de validade do extrato legítimo, que pode se manter consumível por tempo indeterminado. 

10. Feijão

Imagem: AnVyChicago/iStock

O feijão é outro favorito dos brasileiros. Quando cru, é mais um alimento que podemos conservar por tempo indeterminado. O único ponto negativo de um feijão mais velho é que ele fica mais duro e demora para cozinhar.

11. Grãos 

Imagem: sasimoto/iStock

Grãos como chia, linhaça e quinoa, além de ricos em nutrientes, ainda podem durar por anos quando bem conservados.

12. Maple syrup

Imagem: creighton359/iStock

O maple syrup, também conhecido como xarope de bordo, não tem data de validade predeterminado. Após aberto, basta guardar o alimento na geladeira para que ele seja bem preservado e com isso, você possa aproveitá-lo sempre que quiser.

13. Mel

Imagem: Metkalova/iStock

O mel é mais um alimento que não tem prazo de validade predeterminado. Quando bem conservado, pode ser consumido sem problema algum. O único risco é que ele pode cristalizar, mas isso é fácil de resolver. Tudo o que você precisará fazer é colocar o seu vidro aberto dentro de uma panela com água quente e ir mexendo até ele voltar ao normal. Simples assim! 

14. Sal

Imagem: Julia_Sudnitskaya/iStock

O sal é mais um alimento que tem sua durabilidade indeterminada. Ao ser armazenado em local fresco, bem tampado e sem umidade, ele manterá seus nutrientes e estará sempre apto para o uso. 

15. Vinagre branco

Imagem: bieshutterb/iStock

O vinagre branco é outro produto presente nos lares brasileiros que tem seu prazo de validade indeterminado Mas como acontece com todos os alimentos desta lista, é necessário preservá-lo com cuidado para que não estrague.

Leia mais: Conheça 33 usos surpreendentes para o limão!