Ideias de decoração para chá de revelação

Veja dicas de como tornar o dia ainda mais especial e confira algumas ideias de decoração do chá de revelação!

Marcela Barros | 15 de Agosto de 2020 às 15:00

Imagem: oksana_nazarchuk/iStock -

O chá de revelação é um momento especial para reunir os amigos e familiares para descobrir se o bebê é menino ou menina. Os brasileiros adoraram essa ideia que surgiu nos Estados Unidos e adotaram a cerimônia. As ideias de decoração do chá de revelação, assim como as estratégias na hora de descobrir o sexo do bebê estão cada vez mais criativas! 

De balões de gás hélio à chuva de prata, o que vale é curtir e registrar o momento. Mas, quanto mais instagramável melhor, não é mesmo? Se você quer fazer essa festa, mas não sabe por onde começar a organizar, confira a seguir algumas dicas de como organizar e ideias para um chá de revelação inesquecível:

Como organizar

Defina o número de convidados 

O chá de revelação é uma comemoração mais íntima: considere convidar apenas os familiares e os amigos mais chegados. A lista de convidados é essencial, pois assim você poderá definir o tamanho do lugar do evento, a quantidade de comida, bebida, lembrancinhas, mesas e cadeiras. E, claro, você vai ver se o evento cabe no seu orçamento.

Envie os convites com pelo menos 3 semanas de antecedência. Eles podem ser convites virtuais, que você pode enviar por e-mail e por WhatsApp, por exemplo. Há diversos sites em que você pode fazer o convite de forma gratuita.

Escolha o que servirá para comer e beber

Se você escolheu o horário do almoço, opte por comidas mais leves e fáceis de fazer. Você pode servir algumas saladas, como caprese, caesar, grega e outras e também quiches e tortas salgadas. Alguns convidados são vegetarianos e veganos? Não esqueça de servir alguma opção sem ingredientes de origem animal! Se você for fazer o tradicional estrogonofe, por exemplo, pode servir também um estrogonofe vegano, como o de cogumelos.

Se for à tarde, por volta das 17h, sirva petiscos como pequenos sanduíches, frios, pastinhas e torradas, salgadinhos e queijos. Petiscos simples de fazer são os espetinhos: use os ingredientes de sua preferência para prepará-los, como azeitona, pedaços de queijo, presunto e picles. Uma pastinha que agrada a muita gente é a de grão-de-bico, que é fácil de fazer e pode ser servida com pão árabe.

Os doces também não podem faltar: bombons, docinhos (tradicionais e gourmet), bolinhos individuais, balas e brownies são uma ótima pedida. Se não abre mão de uma boa torta, as tradicionais de limão e chocolate agradam a quase todos.

Para beber, você pode servir sucos naturais, mate, chá gelado e, claro, não esqueça da água! Se for servir bebida alcoólica, cerveja é sempre uma boa ideia. Se você gosta de drinks, que tal servi-los em versões grandes? Você pode fazer jarras com caipirinha e caipivodka. 

Dica: na hora de pensar na quantidade de bebida, analise a faixa etária dos convidados, a duração da festa e até mesmo a estação do ano, pois as pessoas tendem a consumir mais bebidas no verão.

Defina com antecedência quem guardará o segredo da revelação

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Leve a pessoa que ficará responsável pela revelação quando for fazer o ultrassom para saber o sexo do bebê. Explique a situação ao seu médico e peça para ele dizer o resultado a essa pessoa, que pode ser um amigo ou a sua mãe ou pai. Essa pessoa será responsável pelo momento da revelação e, por isso, ela é fundamental na organização.

Pense como será o momento da revelação

A forma mais tradicional de fazer a revelação é através do bolo, que pode ser o recheio ou massa da cor azul ou rosa, ou pode ter confeitos de uma das cores dentro dele.

Os balões com gás hélio também são clássicos: o guardião do segredo pode colocar os balões da cor específica dentro de um baú e os pais vão abri-lo para descobrir o segredo. Os balões também podem ser preenchidos com papéis azuis ou rosas e serem estourados pelos pais.

Um bastão que lança fumaça também é uma opção que rende lindas fotos, apesar de não fazer parte da decoração do chá de revelação! Eles podem ser adquiridos pela internet e também em lojas que vendem artigos para festas.

Planeje brincadeiras com os convidados

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Uma ideia é fazerduas urnas, uma escrita “menino” e outra escrita “menina”. Os candidatos escrevem o próprio nome num papel e depositam na urna que corresponde à aposta deles. Depois de revelado o sexo, os convidados que acertaram podem ganhar lembrancinhas extras, como caixinhas com doces.

Outra brincadeira divertida é separar as pessoas em times para brincar de trocar a fralda de bonecas e vesti-las. Vence o time que fizer isso em menor tempo, mas leve em consideração também a qualidade do trabalho! Você vai precisar de bonecas, fraldas e roupinhas.

Que tal fazer os adultos adivinharem o sabor das papinhas de bebê? Separe os convidados em quem acha que nascerá uma menina e em quem acha que nascerá um menino. Escolha algumas papinhas, que podem ser caseiras ou industrializadas, e peça para que os convidados, vendados, adivinhem o sabor delas! Vence o time que acertar mais.

Escolha as lembrancinhas

Imagem: dvulikaia/iStock

As caixinhas com docinhos fazem o maior sucesso como lembrancinhas! Você pode fazê-las comprando caixinhas de papelão para colocar os doces e as fechando com fitas que correspondam à decoração da festa. Potinhos de vidro podem ser usados para colocar balas, bombons, geleias e doce de leite, por exemplo.

Itens de higiene no tamanho de viagem, como sabão líquido e álcool em gel, são úteis e podem ficar mais fofos quando colocados em embalagens com etiquetas personalizadas.

Ideias de decoração do chá de revelação

Azul e rosa são as cores tradicionais, mas isso não impede que você utilize as suascores preferidas! Você pode definir, por exemplo, que lilás será a cor para a menina e amarelo será a cor para menino, e deixar isso claro nos itens de decoração. Pode haver plaquinhas da cor lilás com o nome da menina (se já estiver escolhido) ou escrito “menina” em cima da mesa.

A decoração vai variar de acordo com o seu gosto: se preferir algo mais simples, flores são sempre bem-vindas, pois deixam qualquer ambiente mais bonito. Você pode decorar o lugar com balões, bandeirolas, cordões de luz, bichinhos de pelúcia: tudo vai depender do seu estilo. Vale destacar que absolutamente tudo faz parte da decoração do chá de revelação, desde os confeitos do bolo até mesmo a toalha de mesa. Sendo assim, listamos algumas ideias para inspirar você:

Bolo chá de revelação

APeriamPhotography/iStock

O bolo pode ter as cores rosa e azul ou as que você preferir, levando em consideração o restante da decoração do chá de revelação.

Cupcakes

LightFieldStudios/iStock

Cupcakes coloridos podem ser uma alternativa aos docinhos convencionais. Para deixá-los mais divertidos você pode colocar uma plaquinha em cima para os convidados deixarem sugestão de nome ou deixar alguma mensagem.

Pop cakes

Nataliia Pyzhova/iStock

Se você mora em um lugar que faz muito calor, pode fazer uma brincadeira e preparar pop cakes em formato de picolé. É bem diferente e fica muito bonito na decoração.

Pipocas

Rita Perez/iStock

As cores da festa podem estar até nas comidinhas servidas, como a pipoca colorida, que é fácil de fazer e gostosa.

Biscoitos

Sushysta Viktoriia/iStock

Biscoitos decorados podem dar um ar todo especial na decoração do chá de revelação.

Baús com balões 

Mccallk69/iStock

A revelação pode ser feita através dos balões com gás hélio, que podem ficar numa caixa decorada. Use a imaginação na hora de decorá-la!

Enfeites na comida 

Joyce Grace/iStock

Enfeites coloridos podem ficar no topo de cupcakes, docinhos e outras comidinhas. São um detalhe bonito e simples de fazer!

Acessórios para os convidados

Mccallk69/iStock

É interessante estimular a participação dos convidados na festa para deixar tudo mais divertido. Portanto, você pode personalizar itens para que as pessoas possam demonstrar a sua torcida.

Moedas de chocolate 

darkSideOfPink/iStock

Você também pode embrulhar moedinhas de chocolate em papel chumbo das cores que você definir para os convidados fazerem apostas.

Itens personalizados 

Lee Diogeneia/Pixbay

Fazer itens personalizados para a festa pode sair um pouco mais caro, mas certamente ficará bem bonito.

Talheres com a paleta de cores 

MurzikNata/iStock

Talheres coloridos vão dar um toque especial na decoração do seu chá de revelação.

Pote de recados para o bebê

nastenkapeka/iStock

Você pode separar um pote e deixar alguns papéis coloridos para os convidados deixarem mensagens.

Bandeirinhas

Tabitazn/iStock

Você pode fazer algumas bandeirinhas com tecido. Fica bem bacana e é superfácil de fazer. Se você não tiver habilidade com linha e agulha, dá pra usar a cola quente.

Flores penduradas 

nedjelly/iStock

Flores de papel crepom penduradas podem ficar bem bonitas também.

Painel decorado

AnastasiaRasstrigina/iStock

Um mural com sapatinhos e pregadores personalizados fica bem despojado e divertido.

E aí, curtiu? Confira também: Conheça as 5 linguagens do amor.