17 passos para ter um relacionamento saudável e duradouro

Confira 17 dicas que vão ajudar você a construir um relacionamento saudável e duradouro, com valores importantes para ambos.

Juliana Goes | 14 de Agosto de 2019 às 12:00

Ivanko_Brnjakovic/iStock -

Ter um relacionamento saudável e duradouro pode parecer impossível em tempos de relações cada vez mais líquidas. Mas, com uma dose de dedicação e algumas dicas, é possível construir a felicidade a dois.

Antes de tudo, é preciso entender que uma relação não se constrói sozinha. Mas, se ambos estão dispostos a seguir o mesmo caminho, separamos 17 passos que vão ajudar na busca pelo relacionamento saudável. Confira!

Leia também: 8 benefícios do sexo para a saúde que você deve conhecer

1 – Respeite o outro

(imagem:Ridofranz/istock)

A base para qualquer relacionamento é o respeito. Desta forma, para ter uma relação saudável, é indispensável saber respeitar as diferenças e o espaço de quem se ama. Por isso, busque sempre pessoas que compartilham os mesmos valores pessoais que você aprecia.

2 – Aprenda a confiar

(Imagem:SvetaZi/istock)

Nenhuma relação sobrevive com a desconfiança rotineira. Ter ciúmes, de forma moderada, é natural. Mas para ter uma relacionamento saudável e duradouro, é preciso confiar no parceiro. Afinal, é impossível estar com alguém que desconfia a todo tempo de suas ações.

3 – Tenha tempo para os dois

(Imagem:Astarot/Istock)

A família, os amigos e o trabalho ocupam muito tempo, mas são essenciais. No entanto, para que uma relação se mantenha saudável, é preciso também que o casal tenha o seu tempo.

Por isso, sempre reserve um passeio a dois ou procure um tempo nem que seja para ficar em casa e aproveitar este período.

4 – Saiba ser feliz sozinho

(Imagem:Prostock-Studio/istock)

Ninguém deve ser responsável por nossa felicidade. Por isso, mesmo que exista muito amor e tudo esteja perfeito, saiba que a felicidade deve ser individual.

Não deposite tudo na relação. Saiba ser feliz sozinho. Desta forma, o(a) parceiro(a) não se sentirá sobrecarregado e, assim, um relacionamento saudável poderá ser construído.

5 – Dê espaço ao outro

(Imagem:Vergani_Fotografia/istock)

Viver a vida em função da pessoa que se ama não é saudável. Além disso, os amigos e familiares também precisam do seu tempo.

Por isso, para ter uma relacionamento que não sobrecarregue o próximo, é preciso saber viver só e aproveitar este tempo.

Saia com os amigos, os familiares e cuide de si mesmo. O(a) parceiro(a) não precisa fazer parte de tudo. Mesmo a dois, a individualidade precisa ser respeitada.

6 – Demonstre carinho e afeto

(Imagem::JLco – Julia Amaral/istock)

Muitas vezes, uma relação pode ser perdida pelo excesso de críticas. O convívio, principalmente, pode ajudar neste desgaste.

Para construir um relacionamento saudável, é importante demonstrar carinho e afeto ao outro. Isso ajuda a manter a “chama” da relação acesa.

7 – Diga o que sente

(Imagem:Liudmila Chernetska/istock)

Nenhum relacionamento é perfeito. Por isso, é importante sempre dizer o que se sente e não esperar ou achar que o outro é que tem que adivinhar. O diálogo é fundamental para a construção de um relacionamento saudável.

8 – Sorria

(Imagem:Prostock-Studio/istock)

O riso é capaz de reduzir o estresse. Além disso, manter a alegria e o humor na relação são primordiais para construir um bom relacionamento.

9 – Tenha paciência

(Imagem:Capuski/istock)

Tenha paciência com as coisas pequenas do dia a dia. Nenhuma pessoa é igual a outra. Desta forma, saber tolerar e entender o outro torna a convivência muito mais saudável e evita o desgaste da relação.

10 – Não faça ameaças

(Imagem:KatarzynaBialasiewicz/istock)

Ameaçar o parceiro constantemente, além de não ser saudável, pode destruir uma relação.

Se qualquer briga você já ameaça se separar, é preciso repensar essa atitude. Afinal, ninguém aguenta viver por muito tempo com uma pessoa que não sabe lidar com as situações, condicionando sempre a uma separação.

11 – Não seja egoísta

(Imagem:max-kegfire/istock)

Em toda relação, é preciso saber ceder. Por isso, para ter um relacionamento saudável, aprenda a deixar de lado suas manias e hábitos e seja mais flexível com o outro. Busque também agradar e não queira que apenas suas vontades sejam atendidas.

12 – Saiba perdoar

(Imagem::AntonioGuillem/istock)

Saber perdoar é fundamental para ter um relacionamento duradouro. Nem sempre acertamos. Por isso, praticar o perdão ajuda a superar os erros do passado e a permitir uma mudança de atitude ou de valores em uma relação.

13 – Brigas existem

(imagem:gorodenkoff/istock)

O sucesso de uma relação está em como lidamos com as brigas do cotidiano. Como nem tudo são flores, é preciso saber como superar as desavenças juntos.

Momentos difíceis e tristes sempre vão existir. A dica aqui é entender que esta fase pode ser superada, desde que ambos estejam dispostos a buscar sempre a solução.

14 – Admita seus erros

(Imagem:Damir Khabirov/istock)

Todos erram. Mas para manter um relacionamento saudável é preciso os próprios erros. Culpar sempre o outro, sem reconhecer as próprias falhas, é um caminho para o fim de uma relação.

Se o objetivo é construir uma boa relação, saiba admitir os erros e mudar suas atitudes.

15 – Ouça o outro

(Imagem:monkeybusinessimages/istock)

Para ter um relacionamento saudável, é preciso saber ouvir o que o outro tem a dizer, seja isso positivo ou não.

Por muitas vezes, tudo que o outro precisa é ter com quem conversar. Além disso, o diálogo ajuda a estreitar a relação e aumenta a confiança.

16 – Dê apoio e incentivo

(Imagem:fizkes/istock)

Amar alguém é também dar apoio e incentivo às suas conquistas.

Se seu parceiro conseguiu uma promoção no trabalho, que tanto buscou, não pense apenas em você. Saiba apoiar e incentivar as conquistas individuais de quem se ama.

Nos momentos difíceis, estar ao lado de quem se ama é essencial para construir uma relação duradoura, com amor e confiança.

17 – Valorize o outro

(Imagem:Koldunova_Anna/istock)

Com o tempo, muitos casais acabam por enaltecer apenas os defeitos do outro. Mesmo por meio de brincadeiras, esta atitude pode acabar desgastando uma relação.

Não tenha medo de falar bem de quem se ama, enaltecendo suas qualidades. Ações como essas permitem que o outro saiba o quanto são valorizados por seu par.