20 óleos essenciais e suas funções curativas

Descubra as diversas opções de óleos essenciais e como eles podem trazer variados benefícios para sua saúde.

Redação | 5 de Junho de 2019 às 16:00

Madeleine_Steinbach/iStock -

Os óleos essenciais capturam tanto a fragrância quanto a complexa química de cura contida em certas plantas medicinais. Quando inaladas, essas essências concentradas passam diretamente para os centros nervosos do cérebro; onde podem produzir respostas variadas. Os óleos essenciais ajudam a aliviar a ansiedade e a depressão. Além disso, podem domar a reação física ao estresse, induzir o sono e intensificar a energia.

Pesquisas mostram que os aromas de determinadas ervas – como lavanda, bergamota, manjerona e sândalo – de fato alteram as ondas cerebrais, ajudando a induzir o relaxamento e o sono. Quando usados topicamente ou em inalações de vapor, ajudam a acalmar a dor e a clarear problemas de pele. Podem também aliviar a congestão e tratar infecções fúngicas, virais e bacterianas.

Dicas para a compra e a armazenagem

Muitos óleos essenciais podem ser armazenados por anos sem perder as suas propriedades. Mantenha-os em vidros escuros e bem fechados, preferencialmente em local fresco e sempre longe da luz do sol. Nunca consuma óleos essenciais; a maioria é tóxica se ingerida. Armazene-os em segurança, longe do alcance de crianças.

Como os óleos essenciais são concentrados, você deve diluí-los num “óleo transportador”, como o de amêndoas, gergelim ou jojoba, antes de aplicá-los na pele. Uma notável exceção é o óleo essencial de lavanda, que é suave o bastante para ser aplicado diretamente.