30 utensílios de cozinha essenciais que você precisa ter em casa

Cozinhar pode ser um desafio. Para ajudá-lo, nós preparamos uma lista com 30 utensílios essenciais que você precisa ter na sua cozinha!

Amanda Santos | 19 de Setembro de 2020 às 13:00

- Magone/iStock

Cozinhar é uma maravilha! E mais cedo ou mais tarde, todo mundo descobre a felicidade que é preparar a própria comida. É muito recompensador ser capaz de fazer aquelas receitas deliciosas que aparecem aos montes pela internet ou até mesmo aquelas receitas de família que deixam todo mundo com água na boca! 

Leia também: 33 itens de cozinha que todos os amantes da Disney precisam ter

Todos os anos crescem os números de pessoas que passam a se aventurar na cozinha. Pensando nisto, nós preparamos esta lista com 30 utensílios essenciais que você precisa ter na sua cozinha! Então pegue o caderninho e anote essas dicas imperdíveis!


Cada produto da lista abaixo foi selecionado de forma independente pela nossa equipe. Contudo, ao realizar uma compra através de nossos links, podemos receber uma comissão de afiliado. A disponibilidade dos produtos e preços foram confirmados no momento da publicação, mas pode ser que sofram alteração.


1. Faca de chefe

Ter boas facas é essencial! Então, não precisa ter medo de investir em facas de qualidade que irão durar bastante tempo! Dito isto, a faca de chefe é ótima por ser bem versátil e nos permitir cortar diversos alimentos.
 

2. Faca de desossa

Esta faca é essencial porque nos ajuda a não perder tempo na hora de alcançar lugares difíceis, como ossos, gorduras etc. Ela é ótima para usar com aves e peixes.
   

3. Faca de açougueiro

A faca de açougueiro é ideal para fazer o mínimo possível de cortes em carnes maiores.
 

4. Cutelo

Quando precisamos cortar carnes e ossos maiores e mais resistentes, precisamos de uma faca que dê conta do recado. É aí que entra o cutelo, instrumento ideal para nos auxiliar nesse serviço que é um pouco mais árduo.
 

5. Faca de legumes

Como seu próprio nome já entrega, essa faca é ideal para se cortar legumes e vegetais com mais precisão.
 

6. Faqueiro

Ter um bom faqueiro faz toda a diferença. Afinal, ter os mais variados utensílios de mesa é imprescindível em qualquer cozinha. Portanto, vale a pena investir num faqueiro de qualidade. Até porque a melhor parte de cozinhar é comer o que preparamos.
   

7. Espremedor de frutas

O jeito mais rápido e prático de prepararmos aquele suco geladinho é com um bom espremedor de frutas. Mais um item indispensável na sua cozinha.
   

8. Conjunto de panelas

Uma das coisas mais básicas para se ter em uma cozinha é um bom conjunto de panelas, mesmo que seja apenas um conjunto básico. E opções não faltam: alumínio, inox, barro… Apenas certifique-se de que seu conjunto tenha frigideiras e panelas de diversos tamanhos. E claro, que sejam de qualidade!
 

9. Sanduicheira

Embora seja possível usar a frigideira para se fazer um misto quente ou fazer o famoso “pão na chapa”, uma sanduicheira elétrica é uma mão na roda para aqueles momentos de pressa (ou até mesmo de preguiça).
   

10. Panela de pressão

Outro utensílio essencial e que facilita, e muito, a nossa vida na cozinha é a panela de pressão. Ideal para cozer alimentos mais resistentes em menos tempo.
.  

11.  Forno elétrico

Um forno elétrico pode ser uma ótima adição para a sua cozinha. Por ser pequeno e não carecer de gás, ele pode substituir o forno embutido do seu fogão na hora de preparar alguns pratos. Ele é perfeito para assar pães de queijo, pizzas pequenas ou fazer algumas torradas, por exemplo.
.

12. Utensílios de silicone

Podendo ter cabos de madeira, aço inox ou ser inteiramente feitos de silicone, esses utensílios têm se tornado cada vez mais populares. Eles são ótimos porque não soltam resíduos, não danificam as panelas, são fáceis de limpar e aguentam altas temperaturas. Sem contar que são bem bonitos!
.

13. Abridor de latas

Como o próprio nome já diz, esse utensílio é essencial para facilitar a vida na hora de abrir diversos tipos de lata. Seja um modelo tradicional ou algum mais sofisticado, o abridor de latas é um item obrigatório em qualquer cozinha.
  .

14. Mixer

O mixer é um objeto super prático, ideal para fazer misturas ou bater massas mais leves, como as de pudim e panqueca – portanto, nada de alimentos mais densos. Seu uso parecido com o liquidificador, porém ele é mais apropriado para o preparo de pequenas porções. Sem contar que é facílimo de lavar!
.

15. Batedeira

Quer fazer pães, bolos e outras massas? A batedeira é o instrumento ideal para isso! Você só precisa entender para que vai usá-la e decidir se compra uma batedeira tradicional (para massas simples como bolo, chantilly, massa de torta etc) ou uma batedeira planetária (massas mais pesadas, como pães e pizzas).
. .

16. Rolo de massa

Já que falamos de massa, você precisa de um rolo de massa na sua cozinha. Este é um objeto essencial para quem gosta ou quer fazer pizzas, pastéis ou até mesmo alguns doces.
.

17. Tesoura de cozinha

Outro item que faz da sua cozinha um lugar mais prático é a tesoura. Versátil, ela serve tanto para abrir embalagens como para o preparo de alguns alimentos. E além da tesoura multiuso, também existem outros tipos, como as tesouras trinchantes e tesouras para ervas, por exemplo. É só escolher a que você precisa!
.

18. Cortador de pizza

Esse a gente nem precisa falar muito, né? O cortador de pizza é simples de usar e um facilitador na hora de cortar aquela pizza que acabou de sair do forno.
. .

19. Ralador

O ralador é outro objeto que não pode faltar em nenhuma cozinha. Com ele é possível ralar ervas, vegetais ou até mesmo aquele parmesão fresquinho para o seu espaguete.
   

20. Luva térmica

Item necessário para evitar acidentes na cozinha. A luva térmica é de grande ajuda para lidarmos com panelas quentes ou na hora de retirar a assadeira do forno, por exemplo. É ideal que se tenha pelo menos um par em casa.
 

21. Espremedor de batatas

Usado principalmente para facilitar a nossa vida na hora de preparar um delicioso purê de batatas, esse utensílio ainda serve para amassar qualquer outro alimento que você queira.
 

22. Balança digital

Respeitar as medidas dos ingredientes de uma receita faz toda a diferença na hora de cozinhar. Com uma balança digital em casa fica bem mais fácil de a gente abandonar o “olhometro” e não errar a receita.
 

23. Timer

Assim como acertar as medidas de uma receita é importante, o tempo que ela leva no forno ou no fogão também precisa ser respeitado. Caso contrário, o risco de colocarmos tudo a perder é enorme. Portanto, um timer de cozinha pode facilitar muito a nossa vida.
   

24. Pegador

O pegador é sinônimo de praticidade. Serve para virar alimentos no fogo, para servir as refeições, e claro, para pegar qualquer coisa. A sua única preocupação é se você irá comprar um de inox ou silicone.
   

25. Espátula

A espátula é a nossa maior parceira na hora de lidar com a fritura na cozinha. Ela é ideal para manipular bifes, ovos fritos, hambúrgueres, ou queijo quente… Enfim, precisou usar a frigideira? Ela tá ali para auxiliar.
 

26. Assadeira

Como o próprio nome dessa peça já nos dá uma pista, a assadeira serve para assar os alimentos. Mas não ache que este é um item (tão) simples. Na verdade, há diversos modelos como as assadeiras de alumínio, as assadeiras de vidro, as assadeiras de silicone dentre outras. Vale a pena estar por dentro de quais você pode precisar.
 

27. Escumadeira

A escumadeira é essencial por nos ajudar a separar os alimentos dos líquidos em que os preparamos, como por exemplo, a batata frita ou o pastel do óleo em que os fritamos.
 

28. Porta temperos e condimentos

Outro item que irá facilitar a sua vida na cozinha! Com ele você pode organizar todos os seus temperos e condimentos e não se atrapalhar na hora de procurá-los. Inclusive, alguns são bem bonitos, o que pode ajudar a decorar a sua cozinha.
   

29. Tábua de corte

A tábua de corte é um utensílio indispensável para qualquer cozinha, sobretudo, se ela não for uma cozinha grande.
 

30. Fritadeira sem óleo

E por fim, a fritadeira sem óleo. Esse aparelho se tornou uma peça queridíssima de muitas cozinhas. Aqueles que a usam são verdadeiros devotos! Com ela você pode preparar legumes, salgadinhos, pastéis, batatas fritas, fazer torresmo e por aí vai. E o melhor? De forma bem saudável! E se por acaso você tem algum preconceito com ela, vale a pena dar uma chance!