5 maneiras fáceis de acabar com a assadura de bebê

O uso constante de fraldas descartáveis pode causar irritação e sofrimento para os bebês. Conheça 5 dicas caseiras para acabar com a assadura de bebê.

Thaís Garcez | 31 de Janeiro de 2021 às 17:00

FamVeld/iStock -

O contato prolongado da pele do bebê com a urina e as fezes pode provocar assaduras. O quadro pode ser agravado principalmente quando a troca de fraldas demora. Por isso, o melhor tratamento para esse tipo de assadura é deixar a criança sem a fralda o maior tempo possível.

O sabonete pode irritar ainda mais a pele, assim como os lenços umedecidos que contêm álcool; embora a maioria desses produtos não o contenha. Aqui estão algumas soluções práticas para assaduras provocadas pelas fraldas.

5 remédios caseiros para assadura de bebê

1. Farinha de milho “tostada”

Embora a farinha de milho, que absorve a umidade, possa ser usada diretamente da embalagem, ela funciona melhor quando assada no forno. Espalhe-a em um tabuleiro e mantenha-a em fogo bem baixo durante 10 minutos. Deixe esfriar antes de utilizá-la.

2. Sal e zinco

Dissolva 1 colher de sopa de sal em 1 litro de água fervente e deixe a solução esfriar até ficar na temperatura ambiente. Aplique nas partes afetadas do bebê e depois seque delicadamente. Em seguida, aplique uma loção de óxido de zinco para criar uma barreira contra a umidade de urina.

Óxido de Zinco pode ser usado contra assadura de bebê (Imagem: olhakozachenko/iStock)

3. Vaselina líquida

Passe vaselina líquida na assadura para criar uma camada protetora na pele de seu bebê. Ela também é capaz de fazê-la secar. Passar vaselina líquida na assadura cria uma camada protetora na pele do seu bebê e, assim, a assadura pode secar!

4. Use calêndula

A calêndula, uma prima da margarida, tem sido muito usadas para tratar assaduras da pele. Por isso, mantenha uma loção feita em casa para aliviar a pele do seu bebê. Corte as flores da calêndula e deixe-as secar. Pique as pétalas em uma vasilha e coloque 1 colher (sopa) delas em outra vasilha. Despeje 720 ml de água recém-fervida sobre as pétalas, deixe descansar durante 1 hora e coe para uma garrafa. Aplique sobre as nádegas do bebê ou outras áreas vermelhas ou irritadas até quatro vezes por dia.

Óleo de calêndula pode ser usado para tratar assaduras (Imagem: Catalina-Gabriela Molnar/iStock)

5. Banho de bicarbonato de sódio

Eis uma maneira de ajudar a amenizar a vermelhidão: adicione bicarbonato de sódio à água morna do banho de seu bebê; duas colheres de chá para cada 8 litros de água. Depois deixe a criança secar ao ar livre em vez de usar uma toalha. Ou pressione delicadamente a assadura com uma compressa fria e úmida, várias vezes ao dia.

Quanto menor o tempo em que o bebê estiver de fralda, menor o risco de ter uma assadura. Na hora da soneca, basta colocar uma fralda aberta debaixo dele ou pôr a criança em cima de uma toalha aberta sobre um tecido impermeável.