Cabelos cacheados: 7 truques essenciais para ter cachos perfeitos

Cabelos cacheados necessitam de cuidados e atenção para que fiquem bonitos e saudáveis. Confira 7 truques que vão ajudar no tratamento!

Redação | 4 de Agosto de 2022 às 16:00

(Imagem: dima_sidelnikov/iStock) -

Está na hora de liberar seus cabelos cacheados! Mas, para isso, é preciso alguns cuidados essenciais para a saúde do cabelo. Nada como confiar no seu cabeleireiro. Aliás, hoje é comemorado o Dia do Cabeleireiro, então aproveite para estreitar sua amizade com o profissional que cuida da beleza dos seus fios. Confira alguns itens muito importantes para o tratamento e a manutenção dos cabelos cacheados:

Leia também:

1. Aplique creme de pentear

Primeiramente, identifique o tipo de cachos que você possui e procure produtos especiais para eles. Se você usar um produto para qualquer tipo, pode acabar não obtendo o resultado desejado – ou até mesmo prejudicando a saúde dos fios.

2. Use um borrifador

Experimente uma solução para borrifar em seus cabelos no day after, o dia após a lavagem. Uma boa dica é experimentar o chá de canela, que auxilia na definição dos cabelos. Para prepará-lo, misture 1/2 colher (chá) de canela em pó em 1 litro de água. Deixe esfriar e ponha no borrifador.

(Imagem: Prostock-Studio/iStock)

3. Recorra ao óleo de coco

Os benefícios do óleo de coco para a saúde são inúmeros – e para cabelos cacheados e crespos não é diferente. Por conter um grande número de vitaminas e ácidos graxos, ele hidrata e nutre as raízes, fortalecendo os fios cacheados, que muitas vezes são naturalmente ressecados.

(Imagem: Prostock-Studio/iStock)

No inverno, lembre-se de dar uma atenção extra à hidratação dos fios.

4. Ative seus cachos

Para quem está investindo em uma transição capilar, ou seja, está deixando o cabelo voltar ao seu estado natural, o ativador de cachos é um item essencial. Então, se você passou uma boa parte da vida tratando seus cabelos cacheados com produtos químicos, alisando-os, o ativador cuidará para que os fios voltem à sua forma natural. Existem diversos tipos, como o spray líquido e a mousse.

(Imagem: Diego Cerro Jimenez/iStock)

5. Use o pente garfo

Um símbolo do rompimento com padrões de beleza europeus, o pente garfo é o acessório essencial para os cabelos crespos e, igualmente, para cacheados, pois dá volume aos cachos. Tente pentear os cabelos levantando os fios desde a raiz e veja o resultado!

(Imagem: Brastock Images/iStock)

6. Adote o Big Chop

Utilizado após o processo de transição capilar, o big chop (“grande corte”, em inglês) consiste em cortar as partes lisas do cabelo. Assim, o cabelo tende a ficar mais cacheado e bonito em menos tempo. Após o Big Shop, seus fios estarão livres de qualquer química que antes era presente. Se preferir, também é possível fazer o corte dividindo ele em etapas.

(Imagem: Giulio Fornasar/iStock)

7. Seque da forma correta

Atenção na hora de secar os cabelos após a lavagem. Secar de cima para baixo reduz o volume dos fios, e o oposto, de baixo para cima, aumenta. Procure movimentar o secador ao redor de toda a cabeça para ir secando primeiro a raiz e, só depois, vá descendo para o comprimento.

(Imagem: Prostock-Studio/iStock)

Finalmente, agora você já pode sair desfilando seus lindos cachos por aí. Assim como precisam também estar saudáveis.

Se a caspa é um problema para você, temos dicas para te ajudar.