8 alimentos que você nunca deve compartilhar com seu cachorro

Os alimentos que cachorros não podem comer podem causar diversos problemas ao animal à longo prazo, como diarreia, vômitos e até mesmo óbito.

Yulli Dias | 15 de Setembro de 2020 às 17:00

Imagem: Camylla Battani /Unsplash -

Se você tem bichinhos, sabe muito bem o quão difícil é não dar o que eles pedem, certo? No entanto, é importante ficarmos atentos aos alimentos que os cachorros não podem comer. 

Em entrevista com a médica veterinária Bruna Rosandiski, sócia proprietária da Clínica Veterinária Freguesia Dos Pets, ela conta que existem alimentos humanos que são extremamente tóxicos tanto para cachorros quanto para gatos. 

“É importante evitar alimentos processados (como presunto e mortadela), gordurosos e frituras. Não podem comer em hipótese alguma cebola, alho, chocolate, pães e uva. Alguns desses alimentos possuem enzimas que não são digeridas e metabolizadas pelo organismo do animal. O acúmulo dessas enzimas acaba intoxicando o organismo, podendo causar problemas a curto ou longo prazo.”

Imagem: freestocks.org/Pexels

Após a ingestão destes alimentos, é possível que os cachorros apresentem vômitos e diarreias com sangue ou dermatite, que é uma inflamação que acontece na pele do animal, caracterizada por vermelhidão e pequenas feridas.

De acordo com a veterinária, “quadros mais graves podem evoluir para alteração renal aguda, lesão hepática, gastrite e até mesmo óbito do paciente”. 

Por isso, é importante que a alimentação do animal seja regrada e feita da melhor maneira. Além das rações, é possível manter uma alimentação natural, mas “é importante passar por uma avaliação com o veterinário nutricionista para montar uma dieta própria, com alimentos corretos e quantidades diárias adequadas para o paciente”, comenta Bruna. 

Leia também: Conheça 5 formas de incrementar a comida do cachorro

Alimentos que os cachorros não podem comer 

1. Alimentos gordurosos

Pizzas, salgadinhos, hambúrguer... tudo isso é uma bela de uma tentação para os bichinhos, certo? Mas, é preciso ficar atento para evitar ao máximo que eles comam estes alimentos, pois podem causar problemas intestinais e até mesmo pancreatite.

2. Chocolate

Queridinho não só dos humanos, o chocolate é considerado como um perigo para os pets. Isso porque ele apresenta em sua fórmula uma substância considerada tóxica para os cães, podendo causar quadros de vômito e diarreia.

3. Uva e uva-passa

Ao contrário do que muita gente pensa, não são todas as frutas que podem ser oferecidas aos animais. A uva, por exemplo, é uma dessas. Ainda não se sabe qual é exatamente a substância tóxica presente nela, mas o consumo diário pode causar um quadro de insuficiência renal aguda nos bichinhos.

4. Alho e cebola

Presentes na grande maioria de receitas humanas, o alho e a cebola são grandes inimigos dos bichinhos. Estes alimentos podem causar anemia, vômitos e até mesmo falta de apetite nos cachorros.

5. Pães e massas

Não só os pães, como bolos e macarrão, por exemplo, fazem parte dos alimentos que os cachorros não podem comer, por conter fermento dentre os ingredientes. Ao ingerir estes alimentos, os bichinhos podem se sentir estufados e sofrer com gases e cólicas.

6. Doces

Assim como para nós, humanos, doce em excesso faz mal, para os bichinhos é a mesma coisa. Assim como os outros alimentos que cachorros não podem comer citados acima, os doces podem causar diabetes e até mesmo quadros de obesidade nos animais.

7. Abacate

Diferente do que é para os humanos, o abacate é um inimigo dos cachorros. Uma das substâncias encontradas no fruto, a percina, pode causar problemas intestinais, além de vômito e diarreia.

8. Café

Quando ingerida em grande quantidade, a cafeína pode causar hiperatividade e até mesmo tremores no corpo do animal, quadro que também pode acontecer com os humanos.