Salada no pote: aprenda a preparar uma refeição saudável e prática

Você quer incluir mais salada na marmita mas não gosta quando as folhas ficam murchas? A solução pode ser uma salada no pote! Veja como prepará-la!

Redação | 5 de Julho de 2018 às 13:00

vkuslandia/iStock -

Imagine a cena: você acorda determinado a começar a se alimentar de forma mais saudável. Para isso, resolve preparar uma salada de manhã e a leva para o trabalho. Só que, quando chega a hora do almoço, as folhas estão murchas e o molho vazou. Na manhã seguinte, bate a preguiça e o medo de o desastre do dia anterior se repetir. Então, você acaba levando a macarronada do jantar da noite anterior. Parece familiar? A solução para você pode ser a salada no pote, uma tendência que vem conquistando cada vez mais adeptos entre os que almoçam fora de casa.

Mas como montar uma salada no pote?

Para montar a sua salada no pote, basta comprar ou reaproveitar um pote de vidro com tampa em bom estado (potes de palmito e azeitonas em conserva são boas opções). O pote de vidro conserva bem os alimentos, permitindo o preparo no dia anterior ou mesmo para alguns dias da semana. Além disso, oferece a praticidade de poder ser levado na bolsa sem risco de vazamentos. E o melhor: garante o sabor de uma salada fresquinha.

Para montar a salada no pote de forma eficaz, basta colocar os ingredientes em camadas seguindo a sequência a seguir:

Passo 1: limpeza no pote

Antes de começar a montar sua salada, esterilize o pote na água fervente para evitar a proliferação de bactérias. Deixe que ele seque sobre um papel toalha em seguida. Não utilize panos de qualquer tipo. Assim que os potes secarem, estarão prontos para uso.

Passo 2: acrescente o molho

Na primeira camada, no fundo, coloque um molho de sua preferência.

Não deixe de ler também: 4 dicas para temperar e transformar suas saladas

Passo 3: hora dos vegetais

Nas camadas intermediárias, distribua os vegetais mais densos, como: cenoura, beterraba, pepino, tomate e outros de sua preferência. Outra boa opção também é incluir algumas carnes. Veja algumas dicas para inserir carnes saudáveis na salada clicando aqui!

Passo 4: adicione folhas para terminar a sua salada no pote

Coloque as folhas sempre no topo do pote, sem ter contato com o molho. Dessa forma, elas não ficarão murchas.

Se quiser dar um toque especial à sua salada no pote acrescente folhas escuras. Os sabores marcantes dessas folhas contribuem para o preparo de uma boa salada, conheça um pouco mais sobre as opções de folhas escuras clicando aqui!

Salada no pote pronta!

Agora que a sua salada no pote está pronta, basta vedar bem o pote e ficar tranquilo pois os ingredientes permanecerão frescos durante horas. Na hora de comer, é só chacoalhar o vidro para misturar o molho no fundo com todos os vegetais. Também é possível adicionar proteínas, como frango desfiado, e oleaginosas como nozes e castanhas de caju às camadas intermediárias para complementar sua salada, deixando seu pote ainda mais saudável.