Como montar uma área gourmet estilosa em casa

Ter uma varanda gourmet é mais fácil do que imagina. Veja essas dicas simples que podem transformar qualquer lugar em uma área gourmet

Rebecca Henze | 8 de Agosto de 2021 às 16:00

undefined undefined/iStock -

Se você é daquelas pessoas que adora reunir os amigos e a família para conversar e saborear uma boa comida, precisa ter um espaço em casa especial para esses momentos. Que tal uma área gourmet?

Atualmente, os lançamentos imobiliários de casas e apartamentos já contemplam esse espaço. Mas é possível montar uma área gourmet do zero, no quintal ou na varanda, independentemente do tamanho.

Com alguns recursos de arquitetura, a ajuda de um mobiliário adequado e ideias criativas é viável ter a sua varanda gourmet ou espaço gourmet. Então, veja como tirar este plano do papel com as ideias que selecionamos.

9 dicas de como montar uma área gourmet pequena em casa

1. Churrasqueira

Fonte: Martín Gurfein/Reprodução

Mesmo em espaços apertados é possível ter uma churrasqueira que atenda às suas necessidades. Se a sua varanda gourmet não permitir a construção de uma churrasqueira de tijolos ou à gás, invista em uma elétrica.

2. Forno de pizza

Se deseja ter um forno de pizza em casa, opte pelos modelos que vêm acoplados à churrasqueira, pois são mais práticos. Mas antes, analise o espaço disponível na sua varanda ou quintal.

Leia também: Como limpar a churrasqueira: dicas simples!

3. Balcão

Fonte: Bossa Arquitetura/Manuela Oristanio/iStock

Em espaços pequenos e estreitos, a melhor solução para acomodar as pessoas com conforto é o balcão. Avalie a possibilidade de instalar um móvel como esse e acrescentar bancos, para que todos possam desfrutar do espaço confortavelmente.

4. Adega

Ter uma adega no seu espaço gourmet pode ser muito útil. Se você curte vinhos, vale a pena investir em uma. Hoje é fácil encontrar no mercado adegas elétricas de diversos tamanhos. Além de armazenar o vinho de forma correta, elas dão um charme ao lugar.

Leia também: Como abrir vinho sem saca-rolha

5. Minibar

Mas se o seu propósito é ter um local para reunir os amigos para beber e comer alguns aperitivos, que tal criar um minibar? Desenvolva um projeto para o espaço da sua varanda gourmet com móveis planejados e adicione suas bebidas favoritas.

Fonte: Ana Julia Tavares Arquitetura/Reprodução

6. Pufes e sofás para a área gourmet

Tem pouco espaço mas não quer deixar ninguém de fora? Coloque pufes para compor e acomodar todo mundo. Há pufes de vários estilos e tamanhos. Com certeza será fácil encontrar um perfeito para a sua área gourmet.

Leia também: Cadeira estofada: aprenda a fazer a sua em casa

7. Ilha

Em um espaço gourmet pequeno muitas vezes é preciso um local de apoio, que pode ser uma pequena mesa ou uma ilha. Nesse móvel, você poderá cortar carnes, organizar aperitivos etc. Ela pode ser fixa ou de rodinhas. Avalie esta ideia!

Fonte: Michelle Melo Arquitetura/Reprodução

8. Televisão

Reunir a família ou os amigos para assistir à final do campeonato é sempre uma ótima ideia. Mas se for na sua varanda gourmet, melhor ainda! Então, reserve um espaço na parede para colocar uma boa televisão.

Leia também: Chromecast: o que é e como utilizar

9. Frigobar

Para acondicionar as bebidas e deixá-las sempre prontas para o consumo, tenha um frigobar na sua varanda gourmet. Assim você evita idas intermináveis até a cozinha durante a sua confraternização. Além de ser conveniente, ele pode ser bem estiloso.

Fonte: Quattrino Arquitetura/Reprodução

Mas atenção! Antes de fazer qualquer modificação na varanda do apartamento, consulte as normas do prédio. Além disso, se for alugado, verifique com o proprietário a possibilidade de adaptar o espaço.

Leia também: Decoração de cozinha: 31 ideias simples e criativas para se inspirar

Como decorar área gourmet externa

Área gourmet moderna

imagem: Reprodução/Pinterest

Para um visual mais moderno, invista em linhas retas. Escolha móveis e decoração, buscando sempre um conjunto mais clean. Então, opte por móveis de acabamento reto, e sem curvas, além de materiais inteiros de cores mais neutras.

Área gourmet rústica

imagem: Reprodução/Pinterest

A madeira já é o material que faz mais sucesso em áreas externas. Então, se o seu objetivo é um visual rústico, pode usar e abusar dela! Neste conceito, a ideia é utilizar móveis e decorações mais pesados e brutos, muitas vezes feitos de madeira ou materiais naturais. Mesas e cadeiras para a área gourmet são uma ótima escolha para apostar na madeira.
Atenção! Só lembre-se de garantir o acabamento certo para proteger seus móveis, observando chão, umidade e calor do local.

Área gourmet simples

imagem: DEUX ARQUITETURA/Reprodução

Para garantir o visual simples na sua área externa, atenha-se ao básico. Toques de cor nas paredes e móveis grandes são um bom jeito de garantir a decoração animada sem precisar de nada muito elaborado. Assim, você consegue um ambiente clean e simples, sem gastar muito com objetos menores de decoração. Independentemente de ter uma área gourmet com piscina ou churrasqueira, a combinação simples não tem erro!