Saiba como fazer sua parte na coleta de lixo

Saber como descartar o lixo de forma apropriada é uma atitude cidadã. Confira agora as recomendações para fazer a sua parte na coleta de lixo!

Julia Monsores | 16 de Junho de 2020 às 12:15

Luciano_Marques/iStock -
Publicado em: Última atualização:

A coleta do lixo urbano é uma atividade que passa despercebida pela maioria das pessoas. Mas não deveria. E isso porque o descarte correto do lixo que nós produzimos é fundamental para evitar prejuízos ao meio ambiente e também para proteger os garis, profissionais que ficam expostos a eles.

Alguns objetos, como cacos de vidro ou seringas, devem receber atenção especial, pois o descarte incorreto pode pôr em risco a segurança dos garis. Já outros podem demorar anos para se decompor.

Confira algumas atitudes cidadãs que você pode tomar para ajudar na coleta de lixo:

1. Use sacos de lixo próprios para o descarte

Prefira descartar o lixo em sacos de lixo grandes, preferencialmente de 2 L dependendo da quantidade. Esses sacos são mais resistentes e facilitam o manuseio para a coleta. Sacolas de mercado são frágeis e podem rasgar facilmente.

2. Cuidado com o lixo tóxico

O lixo tóxico é chamado assim por conter substâncias prejudiciais ao meio ambiente e também aos garis. Separe objetos como pilhas, placas de computador, remédios e outros componentes eletrônicos para serem descartados em locais apropriados.

3. Nunca jogue cacos de vidro diretamente no lixo

Os garis precisam de rapidez para recolher o lixo, e não podem ver o que está dentro dos sacos. Portanto, quando precisar descartar lâmpadas ou garrafas quebradas, embale os cacos em folhas de jornal e feche bem com uma fita adesiva. Dessa maneira, o gari estará protegido e os cacos não rasgarão os sacos. Confira aqui o exemplo japonês de cuidado com o lixo que o Brasil deveria seguir.

4. Descarte seringas de forma correta

Seringas nunca devem ser descartadas direto no lixo residencial. Além de pôr em risco a vida do gari, o material é extremamente prejudicial ao meio ambiente, já que libera substâncias tóxicas. Procure postos de saúde ou farmácias com programas especiais de coleta para esse tipo de resíduo. Leia mais sobre o que você pode guardar e o que jogar fora neste artigo.

5. Separe o lixo ainda em casa

Se você não possui lixeiras específicas para cada tipo de lixo, então ao menos separe cada tipo de lixo em uma sacola. Coloque bilhetes sobre os sacos indicando o conteúdo de cada um. Confira também 7 coisas que são recicláveis e talvez você não saiba.

6. Reaproveite o lixo

É possível que a maioria do lixo que passe pelas mãos do gari possa ser reaproveitada em casa. Restos de frutas, por exemplo, são ótimos fertilizantes naturais. Confira aqui como fazer sua própria composteira natural.