Como afiar faca em casa: confira 3 técnicas infalíveis

Você sabe afiar faca do jeito correto? Confira o passo a passo e algumas dicas de técnicas infalíveis para manter a sua faca bema fiada.

Marina Estevão | 12 de Agosto de 2020 às 19:00

sergeyryzhov/iStock -

Você sabe afiar faca do jeito correto? Mesmo se você for um “super” chefe de cozinha ou apenas um cozinheiro de fim de semana, é fato: todos precisam de uma boa faca afiada.

Mas para os que pensam que afiar faca é uma tarefa difícil, nós temos algumas dicas! Você pode utilizar utensílios específicos ou objetos comuns que todo mundo tem em casa.   

Dependendo da maneira que a faca for afiada, isso vai determinar o tempo de “vida” dela. Confira o passo a passo e algumas dicas de técnicas infalíveis.

Como afiar faca na pedra

Foto: Vyacheslav Dumchev/iStock

A pedra é o modo mais fácil e mais comum de afiar faca. Posicione a faca deitada perpendicularmente à pedra, e a ponta encostada nela. Deslize com firmeza da ponta até o final por seis vezes, fazendo o movimento de dentro para fora. Vire e faça do outro lado e repita o movimento por mais seis vezes.

Limpe a lâmina em um pano para retirar o excesso de detritos. Faça um corte em um legume ou carne para verificar o nível de afiação. Caso ainda não seja o bastante, repita o processo por duas vezes de cada lado.

Dicas:

Deixe a pedra imersa em água por 10 ou 15 minutos antes de usá-la. A água faz com que a faca não precise de tanto atrito para afiar, dessa forma, ela “desliza” sem precisar de muita força.

Se puder, depois de usar a pedra, utilize uma chaira lisa e faça o mesmo movimento, porém de fora pra dentro. A chaira lisa amola a faca, ou seja, tira as imperfeições e possíveis ondulações da lâmina.

Como utilizar a chaira para afiar

Foto: Rawpixel/iStock

Caso não tenha uma pedra, pode fazer o uso de uma chaira. A melhor opção é a chaira raiada (ou estriada), que pode substituir a pedra até certo ponto.

Posicione a chaira verticalmente, apoiada na mesa ou em alguma superfície. Deslize o final da faca até a ponta, em um movimento de fora para dentro, passando toda a sua extensão com firmeza na chaira.

A chaira estriada consome mais detritos, e a chaira lisa consome menos. Por isso, a chaira lisa é utilizada apenas para acertar a afiação, dar um tipo de “acabamento” na lâmina.

Dica:

Para a maior segurança das mãos, utilize um protetor de chaira. Ele “bloqueia” a ação da faca caso haja um desequilíbrio ou uma pegada de mal jeito.

Como utilizar uma xícara para afiar

Foto: Sanga Park/iStock

É isso mesmo! Caso você não tenha nenhum dos utensílios acima, pode utilizar uma simples xícara. Vire-a de cabeça para baixo e passe a faca virada de lado pela borda de cerâmica. Faça o movimento de dentro para fora, deslizando da ponta até o final. Repita o movimento por seis vezes de cada lado.

Sempre limpe a lâmina antes de utilizá-la.