Como deixar a casa sempre limpa organizando a faxina

Manter a casa sempre limpa e arrumada não é tão complicado. A palavra mágica é organização. Quem planeja as tarefas diárias, semanais e ocasionais – e

Thaís Garcez | 2 de Maio de 2020 às 19:00

Prostock-Studio/iStock -

Manter a casa sempre limpa e arrumada não é tão complicado. A palavra mágica é organização. Quem planeja as tarefas diárias, semanais e ocasionais – e cumpre esse planejamento com disciplina – poupa tempo e energia.

Antes de dar início à faxina, é importante certificar-se de que todos os produtos e aparelhos de limpeza estejam disponíveis. Porém, não há necessidade de muitos produtos químicos especiais para a limpeza, nem mesmo para a faxina geral. Basta um produto para limpeza geral, vinagre, limão e um ou outro lustra-móveis. Em seguida, planeje bastante tempo para a faxina. Como você pode suar ou eventualmente se sujar durante a faxina, é melhor usar roupas velhas e confortáveis. Além disso, é recomendável o uso de sapatos antiderrapantes e luvas.

Como organizar a faxina

Para uma faxina planejada, deve-se ter em mente estas três regras:

  1. de cima para baixo
  2. de trás para a frente
  3. materiais iguais de uma só vez

Ou seja, comece pelas teias de aranha no teto, depois tire o pó, limpe as prateleiras e estantes, depois madeira, vidro e assim por diante. Por fim, limpe o chão. Trabalhe sempre do canto mais extremo em direção à porta. Destros limpam melhor da direita para a esquerda, e canhotos, da esquerda para a direita.

Casa sempre limpa

Em geral, as tarefas diárias podem ser liquidadas num piscar de olhos. Além do mais, é mais fácil manter limpa uma casa organizada.

Limpeza semanal

Se a limpeza semanal também for cumprida, o trabalho da grande faxina será menor.

De vez em quando

Para não perder de vista aquelas tarefas que só precisam ser cumpridas de vez em quando, é recomendável fazer um planejamento de faxina. Assim, é possível se lembrar de tudo e nenhuma área deixa de ser limpa.

Faxina geral

Limpe um cômodo por dia, como o quarto, por exemplo, e no dia seguinte o banheiro, e assim por diante.