Como fazer boletim de ocorrência online?

Fazer um boletim de ocorrência online não é das coisas mais agradáveis de se fazer na vida, mas é bem mais fácil do que parece. Saiba como.

Arman Neto | 19 de Outubro de 2020 às 17:00

Imagem: fizkes/iStock -

Precisar registrar um boletim de ocorrência não é das coisas mais agradáveis de se fazer na vida. Não bastasse a experiência ruim que leva alguém a registrar um BO, a burocracia que geralmente envolvia esse processo só piorava tudo.

Felizmente, hoje em dia diversos estados brasileiros possuem delegacias virtuais, sendo assim possível registrar diferentes tipos de boletins de ocorrência online. 

O boletim de ocorrência online é uma maneira rápida e prática de se ter um documento válido sem a necessidade de sair de casa. Assim como os BOs registrados em delegacias físicas, os BOs virtuais são emitidos pela Polícia Civil do Estado e são assinados eletronicamente por um Delegado de Polícia.

Leia também: Relacionamento abusivo: como reconhecer se você está em um?

Além disso, o registro de um boletim de ocorrência digital otimiza o serviço policial. Para realizar um BO online é necessário apenas que a pessoa que deseja fazê-lo seja maior de idade e portador de documentos válidos. 

Em quais casos é possível realizar um boletim de ocorrência pela internet?

Imagem: MachineHeadz/iStock

As delegacias virtuais geralmente só aceitam registros de boletins de ocorrências para situações de menor gravidade. Porém, estas são diversas, como por exemplo: roubo e furto de objetos e veículos, roubo, furto ou perda de documentos, ameaças, ofensas, desaparecimento e localização de pessoas, acidentes de trânsito que não tenham vítimas etc. 

Se há necessidade de registrar um BO e não é possível fazê-lo numa delegacia virtual, o registro é feito à moda antiga: presencialmente em uma delegacia física. 

É necessário frisar que por ser um serviço disponível por estado, ocorrências possíveis de se registrar em uma delegacia virtual podem não estar disponíveis em outra. Ao final desta matéria há uma lista com as delegacias virtuais brasileiras e quais ocorrências elas registram. 

Como registrar um boletim de ocorrência virtual?

Imagem: Ridofranz/iStock

Registrar um boletim de ocorrência online é muito simples. Basta acessar o site da delegacia virtual do estado em que aconteceu a ocorrência que se pretende notificar e preencher o formulário disponível. 

Neste formulário, será solicitado os dados pessoais de quem deseja registrar o BO e as informações acerca da ocorrência, como por exemplo, o local e as circunstâncias do ocorrido.  

É importante lembrar que para registrar um BO em uma delegacia virtual é necessário ser maior de idade e portador de documentos que estejam em dia. Além disso, possuir endereço fixo, telefones e endereço de e-mail válidos. 

Assim como os boletins de ocorrência registrados em uma delegacia física, o boletim de ocorrência online pode ser registrado em até 180 dias desde o momento que a situação que se deseja notificar aconteceu. 

Delegacias virtuais

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock