Como fazer matrícula escolar online?

Descubra como funciona a matrícula escolar online e saiba como garantir uma vaga para o seu filho na rede pública de ensino.

Thaís Garcez | 21 de Outubro de 2020 às 19:00

Ridofranz/iStock -

O ano já está quase no fim, e um novo ano letivo começa em breve. Por isso, pais e responsáveis que desejam matricular seus filhos nas escolas públicas do país precisam estar atentos às datas da matrícula escolar online.

O sistema Matrícula Fácil, criado para facilitar o acesso às vagas nas escolas municipais e estaduais, possui um calendário para cada etapa. Além disso, há uma orientação específica para cada caso, seja para a 1ª matrícula, renovação ou transferência.

Matrícula escolar online passo a passo

Atualmente, não é mais preciso ficar em filas enormes para tentar uma vaga em uma escola pública. Pois, com a plataforma Matrícula Fácil, escolas estaduais e municipais de grande parte dos Estados brasileiros disponibilizam suas vagas para o preenchimento em um só lugar.

Cada cidade que aderiu ao sistema de matrícula online possui o seu próprio site de matrículas. É preciso pesquisar em quais esse serviço está disponível. No Rio de Janeiro, onde o sistema foi implantado pela primeira vez, as datas ainda não foram divulgadas.

Fonte: Choreograph/iStock

Entretanto, é possível ter acesso a informações sobre os procedimentos e documentos necessários. De acordo com a plataforma, é possível fazer matrículas no ensino fundamental e ensino médio (regular, técnico, inovador, curso normal, vocacional e EJA (Educação de Jovens e Adultos)).

É importante saber:

Mas fique atento! Pois as informações acima correspondem ao processo de matrícula no Estado do Rio de Janeiro. Vale a pena pesquisar as orientações específicas de cada cidade e o calendário oficial de matrícula, que podem variar.

Atenção!

Mesmo após confirmar a inscrição de seu filho virtualmente, ainda assim será preciso ir até a escola para confirmar a vaga. O sistema Matrícula Fácil registra a vaga mas não identifica o aluno para a escola. Desse modo, o responsável pelo aluno deverá ter em mãos todos os documentos necessários para confirmação da vaga e se dirigir até a escola na data informada no calendário de cada cidade. 

POR THAÍS GARCEZ