Como fazer o esmalte durar mais tempo nas unhas

Confira como fazer o esmalte durar mais com dicas caseiras e super práticas!

Redação | 28 de Julho de 2018 às 09:00

gawriloff/iStock -
Pode ser muito frustrante ver as unhas descamadas após apenas poucos dias depois da manicure ou pedicure. Para evitar que isso aconteça, não existe fórmula mágica, mas alguns cuidados podem aumentar a durabilidade dos esmaltes nas unhas: limpar o excesso de esmalte, não colocar as unhas pintadas na boca, e usar luvas de borracha para lavar a louça e mexer com produtos de limpeza. Descubra como fazer o esmalte durar mais tempo nas unhas e economizar tempo e dinheiro:

1 Remova os resíduos

Antes de pintar, retire os resíduos das unhas e seque-as. Restos de esmalte e até mesmo o creme hidratante prejudicam a aderência do produto na superfície das unhas.

2 Lixe bem

Unhas mal lixadas, esmalte lascado. Lixar bem e manter a região áspera também ajuda na aderência do produto. Dica: evite lixar as unhas já esmaltadas.

3 Não pule a base

Não esqueça de usar base em hipótese alguma. Além de evitar que as unhas fiquem danificadas com a esmaltação frequente, ela também facilita a fixação do esmalte.

4 Não use produtos vencidos ou de má qualidade

A escolha do esmalte também conta: fuja dos velhos e esteja sempre atenta à textura muito grossa do produto.

5 Espere tudo secar

Espere até que a base seque completamente. A regra vale também para hora de esmaltar: prefira sempre camadas mais finas de esmalte e, claro, espere cada uma delas secar.

6 Não agite as mãos

Não sacuda as mãos após a esmaltação, além de prejudicar a fixação do esmalte, deixa a superfície das unhas irregular com pequenas bolhas de ar. Também não tente secar mais rapidamente colocando as mão em frente a ventiladores ou similares.

7 Evite o uso de removedores

Caso faça as unhas por conta própria em casa, evite usar acetona ou outros removedores de esmalte para limpar. Retire apenas o excesso de esmalte com o palito de unhas e depois no banho com água quente tire o que restar esfregando suavemente os dedos.

8 Finalize com spray de brilho

A dica preferida dos especialistas é o uso imediato de spray extra brilho para unhas, seguido de retoques no decorrer da semana.