Cronograma capilar: o que é e como fazer o seu?

O cronograma capilar é fundamental para quem deseja ter cabelos mais bonitos e saudáveis. Saiba mais sobre cada uma das etapas!

Julia Monsores | 2 de Setembro de 2020 às 20:00

Drazen Zigic/iStock -

Sabe quando o seu cabelo está opaco, com fios quebradiços e sem vida? E você pode até mesmo aplicar aquela máscara capilar milagrosa, mas não adianta? O cronograma capilar é fundamental para quem deseja ter cabelos mais bonitos e saudáveis.

Isso ocorre porque, de tempos em tempos, o nosso cabelo vai perdendo a água, os óleos e as proteínas.

Desse modo, é fundamental que você saiba reconhecer o que o seu cabelo está precisando no momento. E para isso, o cronograma capilar pode te ajudar.

E assim, por meio dos produtos certos, possa devolver a ele o que se perdeu por influência dos agentes externos, como sol, mar e cloro.

O cronograma capilar pode ser adicionado facilmente à sua rotina, de forma rápida e prática. Além disso, pode ser útil para qualquer tipo de fio, seja ondulado, cacheado, crespo ou liso.

Mas o que é o cronograma capilar?

Com a quarentena, muitas pessoas resolveram cuidar mais da pele e dos cabelos. No entanto, ainda é comum que muita gente tenha dúvidas de qual é a melhor maneira de fazer isso.

O cronograma capilar nada mais é do que um programa de tratamento para os cabelos. Segmentado em três etapas principais — hidratação, nutrição e reconstrução — seu intuito é devolver ao fios o que ele precisa.

Hidratação

Imagem: Kameliq/iStock

Não importa a textura, a cor ou o tipo, a hidratação é uma etapa fundamental para todos os cabelos. Nessa etapa ocorre a reposição hídrica dos fios, que costumam ficar desidratados por ação dos agentes externos.

Principais ativos para a hidratação:

Leia mais: 9 dicas de como cuidar e hidratar cabelos ressecados

Nutrição

Imagem: Magone/iStock

A nutrição também é outra etapa fundamental de todo cronograma capilar. Feita à base de óleos e manteigas capilares, é indicada a todos os tipos de cabelos, sobretudo para os cacheados.

Se a hidratação devolve a água para os fios, a nutrição, que é feita com uma máscara à base de óleos, é importante para selar essa água dentro dos fios. E assim, nutrir as cutículas.

E não pense que se seu cabelo é oleoso você não precisa de nutrição. Como dissemos, essa é uma etapa fundamental para todos os tipos de cabelos. Por isso, nada de abrir mão dela, ok!?

Principais ativos para a nutrição:

Reconstrução

Imagem: photoguns/iStock

Outra etapa importante do cronograma capilar é a reconstrução. Esta é fundamental para quem tem cabelos pintados, alisados ou costuma usar muitos produtos químicos.

Além disso, também é uma etapa recomendada para quem esta realizando transição capilar.

É na reconstrução que ocorre a reestruturação das fibras capilares. E assim, a recuperação da força e da resistência dos fios.

Principais ativos para a reconstrução:

Como montar seu cronograma capilar caseiro

Imagem: golubovy/iStock

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre cada uma das etapas de um cronograma capilar, agora é hora de montar o seu.

Antes de mais nada, para calcular o seu cronograma capilar caseiro, uma boa dica é realizar o teste de porosidade dos fios.

Para isso, separe alguns fios do seu cabelo e bote-os em um copo d’água, sem afundar. Deixe que eles permaneçam ali durante três minutos e observe.


Imagem: Seleções.com.br

Esse teste é importante para saber qual é a maior necessidade do seu cabelo. Como já comentamos, praticamente todo os tipos de cabelos necessitam dessas três etapas. Porém, alguns precisam mais de uma do que de outra.

De forma geral, a reconstrução, que é uma das etapas mais potentes do cronograma capilar, deve ser feita a cada 15 dias. Porém, se seu cabelo estiver muito quebradiço e poroso, por uso de químicas ou coloração, o indicado é que você a faça uma vez na semana.

Mas, um dos jeitos mais fáceis para definir o intervalo de dias em que você deverá usar sua máscara de hidratação, nutrição e reconstrução, é levar em consideração a quantidade de vezes, durante a semana, em que você costuma lavar os seus cabelos.

Funciona assim:

Se você costuma lavar seus cabelos de 3 a 4 vezes por semana, o ideal é que seu cronograma capilar seja segmentado em três etapas.

Como mostrado no exemplo abaixo:

Imagem: Seleções.com.br

Bem simples, não é mesmo?

Agora, se você costuma lavar seus cabelos todos os dias, o indicado é realizar um intervalo de pelo menos dois dias a cada aplicação da máscara.

Passo a passo do cronograma capilar caseiro

Imagem: Ridofranz/iStock

Determinado o intervalo de tratamento capilar, agora é importante respeitar o passo passo da aplicação dos produtos:

1. Lave seus cabelos com um shampoo, de preferência neutro. Atenção para a temperatura da água: evite temperaturas mais quentes, pois isso tende a ressecar os fios.

2. Em seguida, aplique a máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução (dependendo do dia do seu cronograma capilar). Em seguida, massageie bem e deixe-a agir em seus fios pelo tempo indicado no rótulo do produto.

3. Retire a máscara do cabelo. Por fim, aplique um condicionador nos fios, para reequilibrar o seu PH capilar.

Kits de cronograma capilar

Caso você prefira comprar um kit de cronograma capilar caseiro, é muito importante que você leia o rótulo dos componentes dos produtos e as indicações de uso com atenção.

Leia mais: O que é biotina? Conheça a vitamina ideal para unhas e cabelos

Alguns kits, por exemplo, vão indicar que você inverta o processo de aplicação. E assim, será necessário aplicar primeiro o condicionar e, em seguida, a máscara capilar.

Além disso, esses kits também vão indicar qual é o tempo que você deverá deixar os produtos em seus fios.

Por isso, observe bem cada um deles.

Aplicativos (apps) para celular para calcular seu cronograma capilar:

Você tem dificuldade para calcular os dias do seu cronograma capilar, ou tem medo de acabar esquecendo? Então uma boa solução para você é utilizar um aplicativo de cronograma capilar.

Confira abaixo algumas das sugestões mais populares:

Meu Cronograma Capilar

Além de beneficiar os esquecidos com alertas, outra vantagem do app Meu Cronograma Capilar é que ele fornece um programa de tratamento personalizado para cada usuário.

Para isso, é necessário responder a umas perguntas iniciais, que irão determinar a frequência semanal do uso das máscaras.

Disponível para Android e para iPhone (iOS).

Save My Hair

Outro aplicativo bem legal para quem deseja montar um cronograma capilar é o Save My Hair. Além de fornecer alertas para lembrar das etapas do tratamento, outra vantagem do app é que ele fornece uma lista dos componentes e explica o funcionamento de cada um deles.

Além disso, ainda vem com um dicionário de termos, para facilitar ainda mais a sua vida. Desse modo, você pode escolher com mais sabedoria os melhores produtos para o seu tipo de cabelo.

Disponível para iPhone (iOS).