6 dicas de organização para deixar a casa mais clean

Confira algumas dicas de organização e descubra como você pode deixar a sua casa arrumada e a decoração da sua casa impecável.

Douglas Ferreira | 12 de Abril de 2022 às 13:00

Milkos/iStock -

Acumular muita mobília e roupas podem acabar prejudicando a organização da sua casa. Além disso, o excesso de coisas pode dar um ar bagunçado à sua decoração. Por isso, a palavra de ordem é desapegar e organizar! Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo que nós separamos algumas dicas de organização que ajudarão você a manter a sua casa arrumada.

Leia também: 30 ideias para decorar ambientes pequenos que você precisa conhecer

A organização de interiores é um negócio muito rentável nos dias de hoje.  Há muitos profissionais no mercado especializados no assunto. Mas, embora muitos desses profissionais façam um ótimo trabalho, você pode obter o mesmo resultado por conta própria. E, quando começar, você vai ver que é surpreendentemente satisfatório. A organizadora de lares Karen Lawrence oferece algumas dicas de organização:

1. Pense em tempo, não em dinheiro

Esta é a ideia mais difícil de adotar quando se lida com excesso de objetos. Tudo o que você compra é um investimento de tempo. Roupas precisam ser lavadas e consertadas. Objetos de decoração precisam ser limpos. Brinquedos precisam ser guardados e conservados. Assim, embora você ache que está economizando a cada vez que traz uma pechincha para casa, também está se comprometendo a dedicar a ela parte do seu tempo. Em suma, antes de comprar algo, acrescente, mentalmente, o custo de manutenção ao preço de compra. Talvez você ache caro e passe a comprar menos e poupar mais.

2. Estabeleça objetivos mais humildes

Desentulhar um cômodo por semana ou atacar uma prateleira ou gaveta por dia é um progresso bom e constante. Se você tentar organizar a casa inteira em um fim de semana, vai se sentir tão desencorajado que desistirá de vez.

3. Prepare-se

Primeiramente, antes de começar, separe três sacos: um será o lixo, o outro será o saco para separar os itens para doação e o terceiro será o saco de coisas para guardar em outro lugar. Com esse método, você irá dividir a imensa pilha de coisas em partes menores e administráveis.

4. Junte itens parecidos e equilibre o guarda-roupa

Pratique o desapego com peças repetidas e abra espaço para as novas. (Imagem: chokja/iStock)

Você pode descobrir que tem seis vestidos pretos sem manga ou oito lanternas. Sendo assim, guarde os melhores e livre-se do restante.

Sempre que você comprar qualquer coisa nova, abra mão de um item similar que você não usa mais. Dessa forma, o seu guarda-roupa ficará sempre em dia e bem mais equilibrado.

5. Doe com regularidade

Coloque uma caixa ao lado do cesto de roupas para passar e deixe ali as peças que não quer mais assim que estiverem lavadas e secas. Quando a caixa estiver cheia, leve até uma instituição de caridade.

6. Conserte logo ou jogue fora

Não acumule produtos quebrados em casa. (Imagem: Halfpoint/iStock)

Consertar as coisas é um ato admirável. Mas ficar guardando objetos quebrados até ter tempo de consertá-los atravanca a garagem, o armário debaixo da escada e pesa na consciência. Sejamos sinceros, se você não conseguiu consertar em um mês, nunca mais o fará.