11 dicas para ler mais e melhor

Se você adora ler e quer atingir suas metas de leitura de forma simples e prática, confira 10 dicas de como ler mais e melhor.

Marcela Barros | 29 de Junho de 2021 às 15:00

bernardbodo/iStock -

Ter o hábito da leitura é uma das melhores maneiras de manter o cérebro sempre ativo, ganhar conhecimento, expandir o vocabulário e também melhorar a concentração e o foco.

Leia também: A importância da leitura para o estímulo da empatia

Outras vantagens desse hábito saudável são a estimulação da criatividade, redução do estresse, melhoria na escrita e o fortalecimento da memória. Se você quer se tornar um superleitor, confira a seguir 11 dicas para ler mais e melhor, e coloque-as em prática hoje mesmo!

1. Tente ler em um ambiente sem distrações

Elimine as distrações na hora de leitura: desligue o celular, pois isso evita que caiamos na tentação de checar mensagens e redes sociais a todo momento. Não ouvir música durante a leitura também é bom para manter a concentração, pois a audição e a visão são processadas pela mesma região do cérebro, então não é possível se concentrar de forma completa nas duas ações ao mesmo tempo.

2. Reserve um tempo na sua agenda

Separe horários para se dedicar a leitura de um livro. Tente ler todos os dias um pouco. (Imagem: DragonImages/iStock)

Sim, faça da leitura um compromisso! Procure marcar um horário para dedicar-se aos livros, e isso vai depender, claro, dos seus outros compromissos diários. Só pode ler durante meia hora pela manhã e mais uma hora à noite? Marque na sua agenda e veja os progressos na leitura acontecerem!

3. Faça anotações sobre os livros

Já teve a sensação de ter esquecido a história de um livro pouco tempo após lê-lo? Uma boa forma de lembrar o que foi lido e entender melhor o livro é fazer anotações sobre eles: você pode fazer um diário com frases das quais você tenha gostado e suas impressões sobre os personagens, por exemplo.

4. Assine um clube de livro

Participar de um clube de livro, como o Clube de Livros Seleções, por exemplo, tem várias vantagens, como conhecer novos autores, revisitar clássicos, ter livros novos com frequência e conhecer diversos gêneros literários.

5. Participe de um clube de leitura

Ter com quem discutir o livro ajuda a estimular a sua leitura. Ao participar de um clube de leitura, você terá acesso a várias visões sobre um determinado livro e vai aprender muito mais! Há muitos clubes on-line: faça uma pesquisa e encontre o seu!

6. Varie o tipo de leitura

Não tenha medo de variar entre histórias. Tenha em mente que a leitura tem que ser algo prazeroso. (Imagem: Imagem: jovan_epn/iStock)

Livros podem ser muito densos e a leitura pode nos deixar cansados. Para não recorrer ao celular ou a outras distrações, varie o tipo de leitura quando cansar da atual. Uma boa ideia é alternar ficção e não ficção, pois assim você não corre o risco de confundir as histórias.

7. Busque conhecer novos autores

Para não enjoar de um determinado estilo, que tal procurar novos autores? Há pequenas editoras nacionais que estão sempre lançando novidades: siga-as nas redes sociais para saber o que está acontecendo.

8. Não tenha medo de abandonar uma leitura

Começou a ler um livro e realmente não gostou? Tudo bem, faz parte: pode deixar de lado e encontrar uma nova leitura que agrade mais.

9. Encontre a postura adequada

Ler na cama pode ser uma opção para muita gente, mas será que é produtivo? Ler deitado pode acabar dando aquele sono! Prefira ler sentado, com uma postura adequada.

10. Determine um número de livros para ler

Uma boa ideia para ser eficiente na leitura é estabelecer uma meta, que pode ser mensal ou anual. Dessa forma, você saberá aonde quer chegar e vai se planejar para conseguir.

11. Leia todos os dias

Podem ser apenas poucos minutos por dia, mas não deixe de ler: ir aos poucos é melhor do que não avançar nada nas suas leituras.