Descubra como preparar um refrigerante caseiro delicioso

O refrigerante caseiro é uma alternativa saudável ao tradicional refrigerante industrializado, além de ser muito mais saudável. Aprenda a fazer!

Redação | 30 de Julho de 2019 às 10:23

a_namenko/iStock -

Na hora da sede, muita gente pensa logo em se refrescar com um refrigerante. Porém, a bebida pode representar muitos riscos para a saúde, principalmente para os diabéticos. Mas não se preocupe: é possível fazer um refrigerante caseiro fácil e rápido com poucos ingredientes, e além disso, livre de componentes industrializados!

O refrigerante caseiro é ideal para quem está em uma dieta ou quer apenas uma alternativa saudável e refrescante para um dia quente. Com alguns ingredientes baratos e fáceis de encontrar, você consegue fazer diversos sabores. Separamos duas receitas abaixo para você fazer em casa!

Como preparar um refrigerante caseiro delicioso

A essência do refrigerante caseiro é bem simples: basta utilizar água com gás e alguns ingredientes a seu gosto. Se você quiser preparar com sabor de limão, apenas misture o suco da fruta com a água gaseificada e pronto! Seu refrigerante pode ser servido. Embora seja bem simples de fazer, com um pouco de criatividade é possível complementar com diversos outros ingredientes .

Siga a receita abaixo e faça o seu:

Refrigerante caseiro de cenoura

Ingredientes:

6 cenouras médias

1 litro de água sem gás

2 litros de água com gás

1 copo de suco de limão

1 copo de suco de laranja

6 colheres (sopa) de açúcar

casca de 1 laranja ralada

Modo de fazer:

Pique as cenouras e bata no liquidificador com 1 litro de água sem gás. Coe a mistura quando terminar, volte para o liquidificador e acrescente os sucos de limão e laranja, além da casca da laranja. Coe novamente e misture a água com gás. Sirva imediatamente!

Variações da receita

A receita abaixo é inspirada em algumas receitas de refreshers e no drink alemão spritzer. A bebida alemã normalmente leva vinho branco, mas nada impede de fazermos uma versão drink não-alcoólica. O segredo para transformá-lo em um refrigerante caseiro é usar água com gás e gelo com a finalidade de criar o efeito borbulhante!

Ingredientes:

1 pedaço de raiz de gengibre

açúcar a gosto

hortelã a gosto

água com gás

cubos de gelo

Modo de fazer:

Descasque o gengibre, corte-o em pedaços e coloque-os em um pote com bastante água e um pouco de açúcar. Deixe na geladeira por dois dias. Feito esse “xarope de gengibre caseiro“, encha um copo pela metade, adicione cubos de gelo e algumas folhas de hortelã e complete com água gaseificada. É simplesmente viciante!

Outras opções:

Você pode fazer uma limonada simples e acrescentar água com gás e gelo. Fica um refrigerante de limão! Misture também chás gelados, limão, água com gás e gelo.

Caso esteja sem esses ingredientes especiais, faça apenas uma água saborizada com pedaços de laranja ou limão (pode ser também abacaxi, kiwi ou tangerina), gelo e água com gás. Coloque em uma jarra grande e sirva. Você terá uma opção saudável e natural – e linda! – para o almoço em família!