Faça trilhas e descubra o aventureiro em você

Leia dicas para começar a se aventurar em trilhas e desfrute de uma enorme sensação de liberdade.

Redação | 19 de Janeiro de 2018 às 12:00

monkeybusinessimages/iStock -

“O núcleo básico de espírito de um homem vivo é a sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências e, portanto, não há maior alegria do que ter um horizonte sem fim, para cada dia ter um sol novo e diferente.”

Se você se arrepiou com a citação, não é único. Seu autor, Christopher McCandless, que também atendia pelo nome de Alexander Supertramp, tinha acabado de se formar na universidade, quando jogou para o alto os bens materiais e a vida comum para descobrir o propósito de ser humano na natureza selvagem do Alasca. Sua história foi contada brilhantemente no livro e no filme homônimo Na natureza selvagem. O trecho citado transmite um pouco a sabedoria que um jovem rapaz de 24 anos descreve sobre quão rico pode ser o contato com a natureza – mas é claro que você não precisa abandonar tudo e se despencar até o Alasca para entender o que ele está falando.

Então, que tal se de repente, no meio de um feriado, o espírito aventureiro se abatesse sobre você? Há inúmeras opções para entrar em contato com a natureza, e, além disso, percorrer trilhas faz bem para a saúde: respire ar puro, faça exercícios (de leve a moderado, caso seja sedentário), hidrate-se, presenteie seus olhos com um maravilhoso visual e desfrute de uma enorme sensação de liberdade.

Mas, antes de sair trilhando por aí, informe-se sobre o programa a fim de que o passeio não se transforme num pesadelo no dia seguinte. Como o condicionamento físico varia de pessoa para pessoa, é imprescindível saber o grau de dificuldade, a qualidade do terreno, a extensão, os obstáculos (rios, pedras, subidas), as condições climáticas e se há guias experientes. E, como toda atividade, as trilhas também requerem equipamentos e vestimenta adequados. São eles:

Como muitos trilheiros são habitantes de grandes cidades que desejam apenas fazer um passeio diferente, há certas recomendações a seguir:

Não vá sozinho, principalmente se for iniciante. Você pode se perder e muitas vezes não há sinal de celular no mato fechado.
Não mexa com animais que porventura encontre no meio do caminho. Passe repelentes, pois mosquitos são inevitáveis. Mas, se morre de medo de bichos ou insetos, fique em casa.
Não arranque pedaços de plantas ou flores. Se você quiser fazer uma gentileza à namorada, compre um buquê na floricultura mais próxima assim que voltar das trilhas. A flor sempre fica mais bonita na natureza do que no cabelo de alguém.
Preste atenção a onde está pisando. Torcer o pé no meio da trilha não vai ser nada legal (nem para você nem para os companheiros de aventura).
Não jogue lixo no meio das trilhas – a desculpa não cola nem para deixar pista para o caminho de volta, hein! Educação é fundamental; a natureza está de olho.

Pesquise as trilhas que mais combinam com você e viva a experiência do momento. Há grupos de discussão por todo o país, em sites especializados e no Facebook. Assim, você pode convidar seus amigos a participar e dividir com você aquele visual espetacular.