Fronha de cetim: benefícios para os cabelos e a pele

Já ouviu falar da fronha de cetim? Conheça a diferença entre o cetim e o algodão e os principais benefícios desse tecido para o cabelo e a pele.

Redação | 16 de Agosto de 2020 às 12:00

Ratana21/iStock -

E se você pudesse ir dormir com a certeza de que seu cabelo vai acordar alinhado e sem frizz no dia seguinte? Recentemente, um produto que promete este milagre se popularizou entre as mulheres: a fronha de cetim.

Os resultados fizeram tanto sucesso que surgiram produtos derivados, como os lenços e toucas de cetim. Além dos cabelos, descobriu-se que a fronha de cetim também beneficia a pele e o produto virou item essencial na vida das mulheres, especialmente das cacheadas.

Cabelo e pele mais saudáveis durante o sono: é possível? (Foto: filadendron/iStock)

Mas para quem nunca testou ou ouviu falar do cetim, essa técnica de cuidados capilares pode gerar desconfiança. Afinal, é possível mesmo “cuidar” dos cabelos dormindo? Qual a diferença da fronha de cetim para uma fronha comum? E quais os reais benefícios para a pele e os cabelos?

Fronha de cetim: o que é e diferenças para a fronha de algodão

Diferentemente das fronhas de algodão comuns, a fronha de cetim tem uma característica mais leve e suave. Isso acontece pela forma como os fios são trançados na confecção do produto.

Fronha de cetim se popularizou entre as mulheres. (Imagem: Kwanchai_Khammuean/iStock)

Em resumo, na confecção do cetim, os fios horizontais são trançados por cima dos verticais. O resultado é um tecido antiestático, de superfície deslizante, suave e brilhoso. 

Benefícios para o cabelo e a pele

Mas como isso impacta na saúde dos fios? A resposta é bem simples: por ser antiestático, o cetim provoca menos atrito com os fios, o que evita danos na fibra capilar.

Além disso, diferente do algodão, o cetim não suga a oleosidade e umidade natural do cabelo e de produtos utilizados ao longo do dia. Assim, ao fazer uso da fronha de cetim durante a noite é menos provável que os cabelos acordem desalinhados, ressecados e com frizz pela manhã.

Primeiro grande benefício do cetim: prevenir o frizz. (Imagem: OleJohny/iStock)

O mesmo se aplica à pele. Da mesma forma que a propriedade antiestática do produto evita atrito com os fios de cabelo, o cetim não irrita a pele e não suga os produtos da sua rotina de cuidados faciais. O resultado é uma pele mais hidratada e menos sensível.

Antifrizz

Sem dúvida, o maior benefício da fronha de cetim é prevenir o frizz nos cabelos. No entanto, apostar apenas no seu uso não trará todos os resultados. Para garantir a saúde e a beleza dos fios é necessário ter uma rotina de cuidados capilares adequados para o seu tipo de cabelo.

Um método muito conhecido e recomendado, especialmente para cabelos em transição capilar, é o cronograma capilar, que consiste em três passos:

Além disso, evitar esfregar a toalha nos fios após a lavagem ou substituí-la por um pano de tecido mais leve reduz o atrito e preserva a saúde capilar.

Cabelos cacheados

Os cabelos cacheados e crespos são os que mais se beneficiam do uso da fronha de cetim. Isso porque eles são mais propensos ao frizz e falta de definição. 

Devido ao formato dos cachos, a oleosidade natural do couro cabeludo não chega até as pontas e a fronha de algodão acaba por ressecar ainda mais os cabelos – o que reduz a definição.

Cabelos cacheados e crespos são os mais beneficiados. (Imagem: jacoblund/iStock)

Por isso, apesar de o cetim ser recomendado para todos os tipos de cabelo, as cacheadas devem apostar ainda mais no seu uso.

Fronha de cetim: funciona ou não funciona?

Em conclusão, sim. A fronha de cetim funciona e proporciona diversos benefícios para os cabelos e a pele: 

Se combinada com os cuidados capilares adequados e constantes, os resultados são ainda melhores. Você pode encontrar fronhas de cetim em lojas de roupas de cama físicas e online ou, caso seja boa na costura, pode comprar o tecido para fazer sua.

Para quem não encontrar as fronhas, o lenço ou a touca de cetim são substitutos que proporcionam os mesmos resultados.