Sua geladeira está precisando de um “banho”?

Na correria do dia a dia, podemos esquecer de incluir a geladeira na lista da faxina. Até que ao abri-la, o nariz detecta um problema. Saiba como limpá-la.

Redação | 24 de Novembro de 2018 às 09:00

AndreyPopov/iStock -

Geralmente, quando pensamos em limpeza da casa, pensamos imediatamente em lavar os banheiros, varrer o chão, trocar o lixo – uma faxina mais externa. No entanto, a limpeza da geladeira também é uma etapa fundamental do trabalho doméstico. Além disso, é um fator essencial para a nossa saúde. Alimentos conservados em um ambiente sujo podem ser prejudiciais à saúde.

Está na hora do banho!

Não existe nada pior que abrir a geladeira em busca de um alimento saboroso e acabar tendo o nariz atingido por um cheirinho esquisito. Além de constrangedor, isso acaba com qualquer apetite! Por isso é fundamental manter a higiene da sua geladeira impecável.

A limpeza correta

Antes de tudo, fazer uma varredura rápida uma vez por semana. Descartar o que já está “passado” e limpar imediatamente qualquer substância que derrame no interior da geladeira são medidas suficientes para manter a geladeira limpa. Mas é fundamental fazer uma limpeza geral de todas as prateleiras, gavetas e espaços de armazenagem; pelo menos a cada seis meses. De fato, é preciso tirar tudo de dentro dela. Você pode deixar os alimentos por algumas horas em um lugar fresco, sem nenhum problema. Se o dia estiver quente, deixe os itens perecíveis em uma bolsa térmica ou isopor enquanto procede com a limpeza da geladeira.

Lave todas as prateleiras e espaços internos com detergente de louça, a fim de reduzir o risco de infecção pelas bactérias salmonela e E. coli, que proliferam em sucos de carne e aves. Se houver sujeira de gordura, um pouquinho de vinagre branco. Aplique com um pano macio e limpo e você acabará com ela num instante! Para as gavetas, o ideal é que fiquem de molho em água quente com detergente por 10 minutos. E, no fim, não se esqueça de secar tudo com papel-toalha ou um pano limpo.

Pronto! Agora todos os seus alimentos estarão seguros e o seu nariz não terá mais motivos para reclamar.

Veja aqui outras superdicas sobre alimentos.