Google Primer: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Google





O mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais qualificados. Porém, a falta de tempo ou de dinheiro para investir em especializações acaba se tornando um empecilho para muitas pessoas.

Pensando nisso, o Google desenvolveu o aplicativo de cursos gratuitos Google Primer. A plataforma conta conta com 18 especializações nas áreas de negócios, empreendedorismo e marketing digital, e está disponível para download em dispositivos Android e IOS.

Os materiais didáticos servem para profissionais que já atuam nos segmentos e para pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho. Em apenas cinco minutos, é possível realizar atividades interativas e aprender mais sobre suas principais áreas de interesse.

Além disso, o aplicativo funciona em modo online e offline. Sendo assim, os usuários podem aproveitar até aquele tempo gasto na volta do trabalho para se aperfeiçoarem, tornando o dia a dia muito mais produtivo.

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Apresentando o Google Primer

Com uma interface simples, o Google Primer é bem fácil de manusear. Basta fazer o login com o seu Gmail e logo o app abrirá uma janela, apresentando as primeiras instruções de uso e uma visão geral de todo o conhecimento que pode ser obtido através da plataforma.

O Google Primer é uma forma rápida e prática de aperfeiçoar seus conhecimentos como profissional (Imagem: AntonioGuillem/iStock)

A partir daí, o usuário pode escolher especializações em três segmentos principais: Comércio e operações, Marca e identidade e Marketing e Avaliação de desempenho.

Com apenas quatro lições sobre o tema definido, você garante uma Especialização Primer, que funciona como um certificado.

Conheça as especializações de cada segmento

Com a missão de ser um aplicativo acessível, o Google Primer foi pensado para pessoas de todos os níveis profissionais, sejam estudantes, empresários ou profissionais de marketing e vendas.

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Conheça os segmentos disponíveis para aprendizado e como eles podem te ajudar a dar um impulso na carreira.

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Comércio e operações

Neste tópico, o usuário encontrará desde dicas simples, como os primeiros passos para abrir uma empresa, até atividades que ensinam a realizar uma venda de sucesso, gerenciar as operações do empreendimento e como ser inovador mesmo em um mercado concorrido. Entenda as especializações:

Aprenda a realizar sua primeira venda e melhorar seus resultados com os cursos do Google Primer

Planejamento de Negócios: este curso reúne mais de 30 aulas, em que o usuário aprenderá sobre contabilidade, como escolher os melhores parceiros para o seu negócio, dicas para captar recursos, conquistar investidores e para crescimento no ambiente físico e virtual.

Vendas: o curso oferece materiais que explicam melhor as necessidades do cliente, como realizar um bom atendimento, instruções para criar um plano de vendas com eficácia em datas normais e sazonais, além de lições que ensinam a trabalhar com ferramentas voltadas para o aumento das vendas.

Gerenciamento de Negócios: apresenta noções sobre liderança, como equilibrar trabalho e vida pessoal e noções de como gerir uma equipe são os objetivos desta especialização. Assim, o usuário aprenderá sobre negociação, definição de objetivos a curto e longo prazo, estratégias para evitar crises, entre outros.

Empreendedorismo: neste tópico, você saberá quais são as principais táticas das startups, dicas de growth hacking, como impressionar investidores, definir público-alvo e fazer a sua ideia não só sair do papel, como virar um negócio de sucesso.

Marca e Identidade

Antes de abrir as portas ou criar o site para uma empresa, é essencial ter um bom nome e desenvolver a identidade da marca e sua missão e valores. Para te ajudar, o Google Primer disponibiliza os seguintes cursos:

Esteja em contato com a sua equipe para criar uma boa identidade de marca. (Imagem: fizkes/iStock)

Construção da marca: Com as aulas desse módulo, você aprenderá a escolher um bom nome e uma personalidade para a empresa, criar conteúdo que o seu público vai querer compartilhar e vai descobrir como vender seus produtos ou serviços nas redes sociais.

Engajamento: para conquistar o público-alvo, nada melhor do que uma boa história sobre o seu negócio. Nesta etapa, você vai entender como falar da sua marca para atrair as pessoas.

Sites: ter um site corporativo é importante para ser encontrado(a) na internet. Com as aulas desse curso, você terá acesso a dicas para adaptar o seu empreendimento ao ambiente virtual e vai entender mais sobre domínio, hospedagem e SEO, entre outros.

Experiência do usuário: para o seu site fazer sucesso, você precisa fazer com que o público consiga aproveitá-lo da melhor maneira possível. As aulas desta modalidade vão te ajudar a descobrir a importância da experiência omnichannel, mobile e UX.

Marketing e Avaliação de Desempenho

As especializações disponíveis no terceiro segmento de cursos do Google Primer é ideal para as pessoas que já têm um negócio, mas precisam aprender mais sobre marketing digital e como se comunicar com os consumidores de forma eficaz. Confira as modalidades:

Aprenda a usar as melhores estratégias de marketing para o seu negócio antes de mergulhar no universo digital.

Comunicação com o Cliente: em oito aulas, você vai entender a importância do e-mail corporativo para a sua empresa, criar uma boa lista para disparos de e-mail marketing, evitar filtros de spam e conhecerá ferramentas que podem aumentar sua visibilidade.

Redes Sociais: este curso vai te ensinar a se comunicar, trabalhar com influenciadores digitais, vender, e principalmente, criar um público fiel nas redes sociais, o que é essencial para quem quer se destacar no mercado.

Marketing Digital 1 e 2: atualmente, o Google Primer disponibiliza duas especializações em marketing digital. A primeira é voltada para a criação de estratégias, conhecimentos em SEM e criação de anúncios. Já na segunda, você vai aprimorar todos esses aprendizados, além de entender mais sobre afiliação, alcance, uso de dados e fidelização de clientes.

Analytics: para saber como melhorar o seu desempenho, você precisa mensurar resultados. Nesta modalidade estão disponíveis conteúdos sobre métricas digitais, e a ferramenta Google Analytics, essenciais para entender o seu público, elaborar novas estratégias e fortalecer sua marca na internet.

Insights: além de conhecer mais as pessoas que consomem a sua marca com aulas sobre testes de usuários e pesquisas, você descobrirá o que extrair de positivo do seu concorrente, como otimizar campanhas, desenvolver anúncios online, entre outros.

Mobile First! Pense no dia a dia corrido dos consumidores e na melhor forma de encontrar a sua empresa por meio dos dispositivos móveis (Imagem: Rasulovs/iStock)

Mobile marketing: falamos da importância das redes sociais, que são amplamente acessada pelos dispositivos móveis. As aulas deste módulo explicam como engajar o seu público por meio de aplicativos, notificações e SMS.

Video Marketing: os anúncios em vídeo podem ser mais eficientes do que imagens e textos se você souber como trabalhar com o formato. As aulas deste tópico vão te ensinar a criar propagandas mais envolventes, conquistar e fidelizar o seu público.

Gerenciamento de Agência: por trás de toda boa estratégia de marketing, têm algumas cabeças pensantes que atuam nas agência de publicidade. Neste curso, você vai aprender, por exemplo, a dar feedbacks criativos, construir briefings, como contratar uma agência de mídia, entre outros.

Agora que você já tem ideia de tudo o que pode aprender, aproveite para baixar o Google Primer e iniciar sua primeira lição. São mais de 80 aulas gratuitas, com conteúdo para diversos interesses e segmentos de mercado. Uma grande oportunidade para alcançar desenvolvimento profissional.

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