Guia de cuidados caseiros para pele muito seca

A pele muito seca pode ser a porta de entrada para problemas mais sérios, como dermatofitose e frieira. Isso porque a pele seca apresenta pequenas

Thaís Garcez | 5 de Julho de 2020 às 12:00

Voyagerix/iStock -

A pele muito seca pode ser a porta de entrada para problemas mais sérios, como dermatofitose e frieira. Isso porque a pele seca apresenta pequenas fissuras que permitem o acesso de fungos, bactérias ou outros germes. Inclusive, os pés são mais vulneráveis. Mas é possível deixar toda a pele com um aspecto saudável, veja como!

Cuidados essenciais

Receitas caseiras para pele muito seca

Tônico hidratante à base de aloe vera

Muitos tônicos são secos demais para uma pele muito ressecada, mas esta fórmula é perfeita. A aloe vera hidrata, o vinagre suaviza a coceira da pele e a perfumada lavanda reduz a vermelhidão. Aliás, o aloe vera traz inúmeros benefícios para o corpo, veja alguns. A água de flor de laranjeira (usada para cozinhar e em coquetéis) pode ser encontrada na maioria dos supermercados.

1. Raspe a seiva dos talos maiores de uma planta fresca de aloe vera (ou compre gel de aloe vera 100% puro numa loja de produtos naturais ou medicinais). Em seguida, coloque num vidro pequeno e limpo com uma tampa bem ajustada.
2. Fure as cápsulas de vitamina E com uma agulha limpa e esprema o conteúdo no vidro.
3. Adicione os outros ingredientes, feche a tampa e agite bem. Use discos de algodão para aplicar à pele depois da limpeza e não enxágue. Guarde o restante na geladeira.

Creme refrescante para as mãos à base de hortelã e lavanda

As mãos são especialmente castigadas pelo tempo, e os sinais do envelhecimento surgem rapidamente. Mas é possível protegê-las com esta loção rica e suavizante.

1. Coloque os saquinhos de chá numa xícara e adicione água fervente. Cubra e deixe em infusão por 15 a 20 minutos. Em seguida, retire os saquinhos de chá.
2. Aqueça o azeite de oliva em banho-maria. Depois, junte a cera de abelha e mexa até derreter.
3. Retire do fogo e adicione aos poucos uma xícara do chá de hortelã, batendo continuamente até que estejam bem incorporados. Misture o óleo essencial de lavanda e despeje o conteúdo das cápsulas de vitamina E (furadas com uma agulha).
4. Por fim, coloque num vidro esterilizado com uma tampa bem ajustada e armazene em local fresco e escuro.

Hidratação na banheira

Sua despensa pode oferecer alívio imediato à pele que, pelo excesso de ressecamento, coça e fica esbranquiçada. Ao sair do banho, use um bom hidratante. Fazer isso enquanto a pele ainda está úmida ajuda a preservar seus óleos naturais. Mas, atenção! Adicionar óleo ao banho deixa o ambiente escorregadio, portanto tenha cuidado ao entrar e sair da banheira.

Na maioria das vezes, remédios caseiros simples e atenção constante se encarregarão de todos os casos de pele seca, exceto os mais graves. Mas, caso esteja realizando uma hidratação com frequência e não observe qualquer melhora depois de uma ou duas semanas de tratamento, consulte seu médico ou um dermatologista.