Marketing Digital para pequenas empresas: o que é importante saber?

Saiba como usar o Marketing Digital nas estratégias de seu empreendimento e aprenda a produzir conteúdos relevantes para suas personas!

Julia Monsores | 14 de Setembro de 2020 às 12:00

Druzhinina/iStock -

Com a popularização da Internet e das redes sociais, tornou-se essencial para as pequenas e grandes empresas terem uma boa presença digital. Afinal, independentemente de qual seja o seu público, uma coisa é certa: ele também está na Internet. 

Assim, saber como utilizar o Marketing Digital em seu negócio é um grande diferencial de sucesso.

E isso porque os três principais objetivos do Marketing Digital são:

  1. Atrair novos clientes;
  2. Fortalecer sua marca;
  3. Conectar-se com o seu público-alvo.

E para isso, ter atenção em algumas estratégias digitais é fundamental.

Por isso, se você quer saber como implementar o Marketing Digital em seu negócio; como produzir conteúdos relevantes; como definir uma persona, e como escolher os melhores canais e formatos, continue acompanhando esse post!

Ao final dele texto você será capaz de compreender:


Esse post foi desenvolvido tomando como base o curso “Marketing Digital para o Empreendedor“, do Sebrae — gratuito e acessível a todos. Vale a pena conferir!


Mas afinal, o que é Marketing Digital?

Imagem: VectorBird/iStock

O surgimento da Internet trouxe uma nova possibilidade para o campo do Marketing, que antes era baseado na lógica das publicidades mais tradicionais.

Assim, o Marketing digital nada mais é do que um conjunto de táticas de comunicação que são implementadas por meio da Internet.

Isso não significa que banners, outdoors e panfletos perderam o sentido. Porém, tem-se descoberto que há maneiras mais eficientes (e até mesmo mais baratas) de atingir o público-alvo do seu negócio.

E assim, aumentar sua base de clientes. O que, afinal, é o objetivo de todo empreendimento.

Vantagens do Marketing Digital para o empreendedorismo:

Uma das maiores vantagens de utilizar o Marketing Digital na estratégia do seu negócio é que o seu alcance é global e ilimitado. 

Ou seja, supondo que você tenha um brechó em São Paulo, por meio do Marketing Digital você pode fazer com que seu anúncio ou conteúdo impacte o público de outras localidades. 

E assim, você consegue aumentar a base de clientes do seu negócio para além da cidade em que ele está inserido.

Leia mais: 7 dicas valiosas para abrir o seu próprio brechó online

Além disso, outra vantagem do Marketing Digital é que ele é muito mais assertivo.

E isso porque é possível fazer diversas segmentações de alcance nos anúncios e conteúdos, de modo que eles cheguem a quem realmente interessa. Ou seja, ao seu público-alvo.

Quer um exemplo? 

Utilizando Mídias Pagas (uma das possibilidades de canais de Marketing Digital) é possível segmentar determinado anúncio de modo que ele só apareça para mulheres, acima de 35 anos, que residam no Rio de Janeiro.

E se o resultado não for satisfatório, você pode alterar os filtros depois. 

E assim, por meios de testes, é possível identificar as melhores formas de ter o alcance desejado. Tudo isso em tempo real!

Bem interessante, não é mesmo?

Além disso, o Marketing Digital também é importante para fortalecer a sua marca perante os seus clientes e o público em geral. E assim, fazer com que ela seja reconhecida e valorizada.

A importância do planejamento

Imagem: Tera Vector/iStock

Compreendida a importância do Marketing Digital no empreendedorismo, o próximo passo é pensar em uma maneira de implementá-lo.

Antes de mais nada, é importante que você tenha uma estratégia clara. E isso significa levar em consideração a realidade do seu empreendimento, aquela que é definida em seu Plano de Negócios.

E assim, estabelecer prazos, metas e objetivos claros.

Dessa forma, será possível ter o resultado esperado, sem desperdícios de recursos e com mais assertividade.

Por isso, não poupe tempo com a organização nesta etapa.

Marketing Digital, Mídias pagas e Inbound Marketing

Imagem: Guzaliia Filimonova/iStock

No Marketing Digital, há muitas estratégias para alcançar mais pessoas e, consequentemente, aumentar sua base de clientes e vendas.

Como já comentamos, uma delas é utilizando as Mídias Pagas, que buscam aumentar o alcance do seu empreendimento.

Essa estratégia consiste no impulsionamento de posts, ofertas e anúncios, em diferentes meios de comunicação on-line.

Mas outra estratégia que vem sendo muito utilizada por pequenas empresas é o Inbound Marketing.

Assim, combinar essas duas estratégias pode ser útil para aumentar o alcance de sua empresa e os seus lucros.

Mas afinal, o que é o Inbound Marketing?

Imagem: 09910190/iStock

Também chamado de “Marketing de Atração”, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que os empreendedores utilizam para atrair clientes e fortalecer sua marca.

Para isso, utilizam blogs, podcasts, e-books e muito mais.

Assim, o Inbound Marketing é uma metodologia estruturada de geração de conteúdos relevantes, de qualidade, para atração de novos clientes.

E os benefícios de utilizá-lo são inúmeros, desde geração de mais valor para sua marca até a fidelização dos seus clientes.

Mas o que seria um conteúdo relevante?

Imagem: SpicyTruffel/iStock

Um conteúdo relevante é aquele que é capaz de resolver um problema na hora que eles surgem. Ou seja, fornecendo um valor a mais para o usuário.

Dessa forma, se for a sua empresa trazendo a solução para o problema, sua marca se fortalecerá e ela passará a ser mais reconhecida.

Confira algumas dicas para produzir um conteúdo relevante:

Definindo as personas

Imagem: Olga Kurbatova/iStock

Mas antes de produzir um conteúdo relevante, é importante que você conheça o perfil de quem acessará o seu conteúdo.

Essa informação é importante para que, assim, você seja capaz de usar a melhor linguagem e abordar os temas ideais para aquele público.

E dessa forma, conseguir atraí-lo. Ou até mesmo fidelizá-lo!

E isso é possível por meio da criação de uma persona.

A persona é um personagem fictício que ilustra o perfil de quem acessará os seus conteúdos. Ou seja, representa o seu cliente ideal.

Parece um pouco com público-alvo, porém é menos genérico. E isso porque a persona também leva em consideração dados comportamentais, por exemplo.

Para definir sua persona, é importante que você realize pesquisas junto a seus clientes e seu público-alvo. E assim, procure responder às seguintes perguntas:

Pensando nos canais e nos formatos

Imagem: Malchev/iStock

Depois de ter em mente a sua persona, o próximo passo é pensar qual site, plataforma ou sistema você usará para chegar até ela.

Ou seja, pensar em qual canal será utilizado.

Para a produção de conteúdos on-line, as redes sociais são importantíssimas. Entre as mais conhecidas, temos:

Já o formato diz respeito ao tipo de conteúdo ou anúncio que você irá produzir.

Se o seu negócio é mais visual, por exemplo, é importante que você não poupe esforços em boas imagens e vídeos criativos.

Esse tipo de conteúdo é ótimo para as redes sociais. Então, capriche!

Outro formato popular são os textos. Esses podem ser explorados se você deseja abordar algo de forma mais aprofundada.

Esse tipo de conteúdo é muito explorado em blogs, e é um ótimo jeito de conseguir tráfego orgânico. Isto é, acesso ao seus conteúdos sem precisar pagar para divulgá-los.

Isto é, atrair pessoas, sem precisar gastar dinheiro com anúncios, para o seu site.

Outro formato de conteúdo que você pode explorar são os materiais ricos.

Esses são conteúdos mais aprofundados, como e-books, e são ótimos para conseguir leads (contatos que demonstraram interesse e que podem vir a se tornar clientes).

Invista no novo, mas tenha um bom planejamento

Imagem: Druzhinina/iStock

Você já entendeu a importância de estar presente e ativo na Internet. Agora, a dica é nunca deixar de experimentar os canais e formatos disponíveis.

A Internet está sempre se renovando, mas é importante sempre ter em mente que as novidades devem estar alinhadas com o objetivo de sua empresa.

Para que, assim, você evite frustrações, desperdício de dinheiro, e alcance os resultados esperados.

E então, preparado para entrar no mundo do Marketing Digital?

Por Julia Monsores