Como ter lábios perfeitos: dicas e receitas caseiras!

Descubra as dicas e receitas caseiras fáceis de fazer para ter lábios perfeitos durante todo o ano e um sorriso impecável.

Redação | 7 de Março de 2019 às 10:30

Dutko/iStock -

A pele dos lábios é a mais fina de todo o corpo e, como não dispõem de glândulas sebáceas nem sudoríparas, eles ressecam rapidamente. Assim, para mantê-los macios e hidratados, são necessários cuidados regulares. Continue lendo e confira as dicas e receitas caseiras para ter lábios perfeitos durante todo o ano. Os ingredientes podem ser encontrados no armário da cozinha, em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Primeiro, para proteger os lábios contra os raios solares, aplique um bálsamo labial com protetor solar sempre que puder, principalmente nos dias mais quentes. Já durante o inverno, evite passar a língua nos lábios, pois isso retira ainda mais umidade dos lábios, deixando-os ásperos e ressecados.

A hidratação também precisa vir de dentro para fora, então beba bastante líquido para manter suave e macia a sensível pele dos lábios. Além disso, massageie delicadamente os lábios todos os dias de manhã com uma escova de dentes macia. Se preferir, adicione uma pequena quantidade de mel à escova.

Receitas para proteção e cuidados

Hidratação de mamão

As substâncias ativas do mamão suavizam os lábios: amasse 1⁄4 de mamão e aplique grande quantidade sobre os lábios e a pele à sua volta. Após 10 minutos, lave-os com água quente e hidrate-os com creme labial.

Creme hidratante

Para preparar um creme labial hidratante, derreta em banho-maria 2 colheres de sopa de óleo de gérmen de trigo, 1 colher de sopa de cera de abelha e 1 colher de chá de mel. Acrescente 3 gotas de óleo de hortelã-pimenta e 2 gotas de óleo de camomila. Mexa a mistura até se tornar mais espessa. Em seguida, transfira para uma caçarola pequena e deixe esfriar.

Bálsamo labial

Para preparar um bálsamo, derreta 100 ml de azeite de oliva com 25 g de cera de abelha em banho-maria. Deixe esfriar até ficar morno. Acrescente 10 g de mel, 20 gotas de tintura de camomila e 5 ml de tintura de própolis. Continue mexendo até o bálsamo esfriar. Guarde-o na geladeira.

Esfoliação para os lábios

Uma esfoliação semanal nos lábios com 1 colher de chá de açúcar e gotas de azeite de oliva ajuda a remover escamas da pele e estimula a circulação do sangue deixando os lábios perfeitos.

Receitas para lábios ásperos e rachados

Cuidado diário

A aplicação frequente de manteiga de cacau, suco de cenoura, creme de leite ou rodelas de pepino deixa lábios ásperos mais suaves. Como alternativa, você pode misturar 1 colher de chá de coalhada com 1 colher de chá de mel e aplicar sobre os lábios. Remova 10 minutos depois com água morna.

Máscara labial

Prepare uma almofadinha quente misturando quantidades iguais de tomilho, casca de salgueiro e camomila. Misture 1 colher de chá da mistura com 1 xícara de água fervente, reserve por 10 minutos e coe. Embeba uma toalha limpa no caldo morno e cubra os lábios por 20 minutos.

Receita de brilho labial caseiro

Ingredientes (colheres de sopa):

Modo de preparo: