13 usos inusitados do shampoo que facilitam sua vida

Além de tratar seus cabelos, seu shampoo tem outras funções que você nem imagina. Descubra quais são os usos inusitados do shampoo!

Julia Monsores | 7 de Julho de 2020 às 10:00

MihailUlianikov/iStock -

Você sabia que, além de ser utilizado nos cabelos, o shampoo também é incrivelmente útil para a limpeza doméstica, para pequenos imprevistos dentro de sua casa e até mesmo para suas roupas? Pois é! Este curinga tem diversas funcionalidades que podem facilitar sua vida. Confira agora quais são elas.

E aproveite para conferir também 11 funções extraordinárias do condicionador de cabelo!

1. Restaure objetos de couro

Você não precisa de produtos caros para dar nova vida a sapatos, bolsas e outros objetos de couro. Um pouco de shampoo e um pano limpo darão conta do recado. Esfregue o shampoo nas partes gastas, em movimentos circulares, para limpar e devolver a cor aos acessórios. 

2. Lubrifique o zíper

Se um zíper ficar emperrado, não force até quebrar. Coloque uma gota de shampoo num cotonete e umedeça o zíper. O shampoo vai ajudar o zíper a deslizar e qualquer resíduo sairá na próxima lavagem. Outras soluções para o zíper você encontra aqui. 

3. Reforme o suéter que encolheu

Ah, não, seu suéter favorito encolheu! Não entre em pânico, pois é possível devolver a forma original com shampoo infantil e água morna. Siga o passo a passo:

  1. Encha uma bacia com água morna, despeje um pouco de shampoo infantil e agite um pouco a água com a mão.
  2. Deite o suéter na superfície da água, para que mergulhe naturalmente e permaneça de molho por 15 minutos.
  3. Tire o suéter suavemente, sem torcer, e coloque em outro recipiente com água limpa, deitando-o na superfície e deixando que afunde outra vez para enxaguar.
  4. Coloque-o sobre uma toalha e enrole-os para que ela absorva grande parte da umidade.
  5. Depois transfira o suéter para uma toalha seca e, com cuidado, comece a moldá-lo na forma original.

De vez em quando, volte para moldá-lo um pouco mais, até secar. Sua paciência será recompensada!

 

4. Limpe as folhas das plantas

As plantas de dentro de casa também ficam empoeiradas; mas, ao contrário dos móveis, elas precisam respirar. Num recipiente, prepare uma solução de água e algumas gotas de shampoo, embeba um pano, torça-o bastante e passe nas folhas para livrá-las da poeira.

 

5. Lave o carro

O poder detergente do shampoo também funciona no automóvel da família. Embeba uma esponja numa solução de aproximadamente 1⁄4 de xícara de shampoo para 1 balde de água e passe no carro como de costume. Use uma esponja só com shampoo em manchas mais difíceis de remover. Lave seu carro como um profissional com as dicas desse outro artigo. 

6. Remova grudes no pelo do animal de estimação

O seu cãozinho pisou em piche ou rolou no que parece ser um chiclete? Esfregue um pouquinho de xampu no local e tente suavemente remover o grude na direção do pelo. Em seguida, limpe com uma toalha molhada.  

7. Lubrifique porcas e parafusos resistentes 

Não consegue soltar o parafuso da porca? Se seu lubrificante não está à mão ou já acabou, experimente uma gota de shampoo. Deixe penetrar nas roscas e o parafuso vai se mostrar muito mais cooperativo. 

8. Amacie os pés

Proporcione um tratamento amaciante aos pés durante o sono. Esfregue um pouco de shampoo nos pés e calce uma meia leve de algodão. Ao acordar, seus pés estarão macios, com a pele suave como seda. 

9. Remova maquiagem dos olhos

Nada melhor do que shampoo infantil, daqueles “nada de lágrimas”, para tirar a maquiagem dos olhos. Coloque 1 gota num chumaço de algodão úmido e remova a maquiagem com suavidade; depois, lave bem o rosto. Sem frescuras, nem lágrimas! Confira aqui algumas dicas para manter os cuidados com cada tipo de pele.  

10. Tenha um banho de espuma

O shampoo proporciona um delicioso banho de espuma – especialmente relaxante quando você adora o cheirinho do seu shampoo. Experimente! 

11. Substitua o creme de barbear

Já em plena estrada, você se lembra de que esqueceu o creme de barbear. Não use sabonete para fazer espuma. Com seus agentes suavizantes, o shampoo é uma alternativa muito melhor. 

12. Use para lavar peças delicadas

O shampoo é excelente para lavar peças delicadas. Com apenas 1 gota, faz bastante espuma. Além disso, são 2 produtos de limpeza pelo preço de 1! 

13. Limpe banheiras e torneiras

Precisa fazer uma limpeza rápida na banheira, antes da chegada das visitas? Pegue o item mais à mão – seu shampoo! Esse produto dá um efeito incrível nos sedimentos de sabonete, porque não deixa resíduo algum. Pode-se usar, também, para dar polimento nas torneiras cromadas. Confira outras 15 dicas de limpeza que vão mudar sua vida. 


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!