Lip tint: o que é e como usá-lo na maquiagem do dia a dia?

O lip tint é uma ótima alternativa ao batom e blush, pois consegue deixar a pele com cara de saudável sem muita maquiagem. Confira!

Yulli Dias | 6 de Novembro de 2020 às 15:00

twinsterphoto/iStock -

O lip tint é o mais novo produto de maquiagem queridinho da maioria das pessoas. Sua grande vantagem é ser multiuso: você pode usá-lo na boca e nas maçãs do rosto, por exemplo, para deixar um efeito coradinho.

Uma das propostas do produto é dar um tom mais natural ao rosto, sem demonstrar que foi utilizado algum tipo de maquiagem. É uma ótima saída para quem não gosta de passar tanta coisa na pele, mas ainda assim quer ter um rosto com aspecto saudável.

Leia também: Como ter um kit básico de maquiagem gastando pouco

O que é lipt tint?

Podendo vir em líquido ou gel, o lip tint não é tão espesso quanto um batom, mas consegue criar um efeito rosadinho no rosto, para dar aquela cara de “saudável”. Ele é como se fosse um pigmento para a pele, substituindo o uso de gloss e blush, por exemplo, pois sozinho consegue dar conta do recado.

Hoje, no mercado, existem várias cores de lip tint, que vão desde os mais rosadinhos até os mais vermelhos, voltados para quem quer mesmo mostrar que colocou um pouco de maquiagem no rosto.

Imagem: puhhha/iStock

O lip tint, normalmente, não tem uma duração tão longa quanto um batom, mas consegue segurar em torno de 5 a 8 horas. Às vezes, ao longo do dia, é necessário dar uma retocada. Quanto maior for a pigmentação do lip tint, maior a sua duração.

Esses produtos custam, em média, R$30, podendo variar e ser possível encontrar versões mais baratas.

Como usar o lip tint da maneira correta?

Como esse produto é mais líquido e não tem a consistência tão espessa, como dito anteriormente, o ideal é você pingar gotinhas na bochecha e espalhar com os dedos, dando batidinhas. Fique atento pois o produto seca bem rápido, então assim que colocá-lo em contato com a bochecha ou com a boca é necessário já espalhá-lo.

É possível fazer diversos efeitos com o lip tint como, por exemplo, deixá-lo mais forte no centro da boca e, nas bordas, deixar mais suave, dando um efeito mais natural e borradinho aos lábios.

Como fazer um lip tint caseiro?

Imagem: iamnoonmai/iStock

Existem algumas maneiras de fazer o lip tint em casa, e por isso vamos te mostrar uma das receitas que pode ser usada para fazê-lo. Mas, só fique atento à reações alérgicas por conta do corante que será utilizado.

Antes de começar, é preciso ter em mãos:

Depois disso, vamos aos passos:

1º: Limpe a embalagem vazia com sabão e acetona para remover todos os resíduos;

2º: Depois de limpar a embalagem, adicione água até a metade do pote, um pequeno pedaço de manteiga de cacau e algumas gotas de corante – lembrando que o ideal é adicionar o corante aos poucos;

3º: Conforme for colocando as gotas de corante, vá mexendo o recipiente e testando se a cor é a que você procura, dependendo do seu tom de pele e do resultado desejado.

Feito tudo isso, é só aproveitar o seu lip tint caseiro!