Mangas bufantes: saiba tudo sobre essa tendência

As mangas bufantes voltaram com tudo e estão fazendo a cabeça das mulheres, inclusive celebridades. Saiba tudo sobre essa tendência para 2020.

Amanda Santos | 2 de Fevereiro de 2020 às 13:00

nicoletaionescu/iStock -

Sucesso nos anos 80, as mangas bufantes voltaram com tudo e são uma das principais tendências da moda para 2020. O estilo está fazendo a cabeça de mulheres do mundo inteiro, inclusive das famosas. Segundo especialistas, as mangas bufantes vieram para desafiar os conceitos atuais de moda e são uma opção interessante para quem quer inovar no dia a dia.

Para Márcio Banfi, professor de Produção de Moda da faculdade Santa Marcelina, o reaparecimento das mangas bufantes é uma resposta do momento em que estamos vivendo, que ele define como menos óbvio. “As pessoas voltam a tentar se destacar, se arriscar mais. A roupa está voltando a ter um conceito”, diz.

Natalia Fialho não pensa diferente. A empresária prefere deixar o básico de lado para se destacar em qualquer lugar que vá. “Gosto de ter uma coisa no look que chame muita atenção. Misturo o estilo clássico com alguma coisa diferente, como as mangas bufantes. Gosto mesmo de sair de casa e receber perguntas de onde comprei”, conta.

Famosas também adotaram o estilo

Rendadas, transparentes ou plissadas, as mangas são usadas de diferentes formas pelas celebridades. Já é possível ver a influência das mangas bufantes nos tapetes vermelhos. No Globo de Ouro, em janeiro deste ano, Beyoncé, Dakota Fanning e Olivia Colman apostaram na tendência que promete se manter em alta até 2021, na opinião Diniz.

No Brasil, as atrizes Deborah Secco e Carolina Kasting optaram por esse modelito no lançamento da novela “Salve-se Quem Puder” (Globo), que aconteceu no Rio de Janeiro há duas semanas. 

“Basta ver pelas famosas que pega”, diz Banfi, que também garante a permanência das mangas bufantes pelo menos até as coleções de inverno de 2020. O professor conta que hoje em dia os “detalhes específicos” estão tomando o foco.

“As marcas estão apostando nos detalhes menos abrangentes. Uma camisa com manga bufante é a mesma coisa que falar: ‘aquela camisa que está na moda agora’. E é só mais um detalhe”, explica Banfi. Vinda de fora, a tendência tem cada vez mais conquistado as brasileiras.

De acordo com Diniz, assim como toda tendência ou estilo que chega ao Brasil, as mangas bufantes se adaptaram ao gosto das mulheres. “Por temos um clima diferente, algumas coisas não se encaixam. As mulheres gostam mais de cintura, então muito volume é mais complexo de entrar. Mas o ombro, a manga, sim”, explica o especialista.

Apesar de não definir como algo incômodo, Fialho diz que as mangas não são exatamente práticas. “A gente tem que escolher o que a gente quer. Para mim, por exemplo, o conforto e a praticidade não são as coisas mais importantes.”

Com várias adaptações, as lojas chamadas de “fast fashion” também apostam nessa tendência. Fialho afirma que encontrar mangas bufantes não é uma dificuldade se você está disposto a adotar o estilo. 

Mangas bufantes: qualquer um pode usar

A estética romântica, que por sua vez é uma das características das mangas, ainda não exclui totalmente outras tendências como as roupas mais justas, curtas e decotadas. Segundo Diniz, essas nunca vão deixar de existir no guarda-roupa das brasileiras.

As mangas bufantes podem aparecer de diferentes formas. Algumas vezes até exageradas. Um medo comum de alguém que talvez queira investir na tendência, mas ao mesmo tempo sente receio de extrapolar a dose.

Ainda que não goste de ditar regras do mundo fashion, Márcio Banfi acredita que é preciso ter muito estilo para usar algo exagerado. “Acho difícil que essa manga bufante especificamente volte”, afirma ele, ao relembrar os anos 1980, marcados também pelas ombreiras. 

Na visão do professor, a moda está cada vez mais abrangente e deixando comportamentos tóxicos e compulsivos de lado, como se vestir para alguém ou seguir uma tendência para apenas para estar dentro da moda.

Para ele, cada um interpreta a tendência de um jeito diferente. “Sou do tipo que acredita que pode tudo desde que tenha bom senso”, explica Banfi. “A sensualidade não está na roupa, mas sim na atitude. Além disso, cada um considera algo diferente como sexy”, completa.

Apesar de se sentir poderosa, Natalia Fialho afirma que a tendência das mangas por si só não é o que empodera. “Você se sentir bem com o que você está usando e passar isso para as pessoas faz com você seja poderosa”, afirma.

ANA BEATRIZ GONÇALVES/FOLHAPRESS