10 melhores destinos para viajar com crianças nas férias

Procurando os melhores destinos para viajar com crianças nas férias? Confira 10 sugestões super divertidas de destinos nacionais e internacionais.

Amanda Santos | 17 de Janeiro de 2020 às 16:22

Choreograph/iStock -

Seja no início ou no meio do ano, as férias escolares são uma das melhores oportunidades de fazer programas em família. Mas encontrar um destino que agrade crianças e adolescentes pode ser um desafio. Se esse é o seu caso, acredite: há muito mais opções do que você imagina, dentro e fora do Brasil. E a diversão não é só para os pequenos. Muitos dos melhores destinos para viajar com crianças também têm tudo para agradar os adultos, especialmente os mais nostálgicos e aventureiros.

Leia também: 17 dicas para sua primeira viagem internacional

Viajar com crianças: algumas dicas rápidas

Antes de tudo, fique atento a toda documentação necessária para viajar com crianças. Em caso de ausência de algum documento, como a certidão de nascimento, por exemplo, as empresas de ônibus e companhias aéreas têm o direito de impedir a viagem. No entanto, as regras são diferentes para destinos nacionais e internacionais. Por isso, assim que você escolher o seu destino, informe-se no site da companhia aérea ou até mesmo no site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Além disso, caso o seu roteiro inclua um parque de diversões, é fundamental entrar no site do parque escolhido para saber as regras, bem como os limites de altura e idade para andar em determinados brinquedos. Uma vez que essas regras são feitas para garantir a segurança das crianças e evitar acidentes, não será possível negociar na hora. Assim, você evitará frustrações e ainda otimizará tempo indo direto nas atrações certas.

Tudo anotado? Agora conheça os 10 melhores destinos para viajar com crianças e prepare-se para viver férias muito divertidas em família.

1. Orlando, Estados Unidos

(Imagem: seif187/iStock)

Conhecida como a cidade mais mágica do mundo, Orlando fica na Flórida, nos Estados Unidos e abriga nada menos que os parques da Disney. São quatro parques temáticos e mais dois parques aquáticos idealizados por Walt Disney World. Além disso, na cidade também ficam os parques da Universal Studios, SeaWorld e Busch Gardens, que figuram na lista dos parques mais famosos e visitados do mundo.

2. Beto Carrero World, Santa Catarina

(Imagem: Reprodução)

Você sabia que o maior parque temático da América Latina fica no Brasil? O Beto Carrero World, localizado na cidade de Penha, há 70km de Joinville, é definitivamente um dos melhores lugares do mundo para levar a criançada. O parque é dividido em áreas temáticas  e conta com montanhas-russas, brinquedos aquáticos e atrações inspiradas em filmes famosos.

3. Parque da Mônica, São Paulo

(Imagem: Reprodução)

Mais um parque temático imperdível. Afinal de contas, quem não ama a turminha do Maurício de Sousa? Seja pelos gibis, desenhos animados ou até pelos livros educativos, é fato que a Turma da Mônica fez parte da infância de muita gente. Se esse é o caso dos seus filhos, netos ou sobrinhos, não deixe de levá-los ao Parque da Mônica nas férias. Só a emoção de ver os personagens ao vivo já vale o passeio.

4. Beach Park, Ceará

(Imagem: Reprodução)

Com o calor que faz no Brasil, nada melhor que um parque aquático. E para se divertir com segurança e conforto, o Beach Park, no Ceará, é uma das melhores opções para toda a família. Ele é um dos maiores parques aquáticos do Brasil e conta com os mais variados tipos de atrações, das mais leves até as mais radicais. Por exemplo, o Insano, um toboágua de 41 metros, considerado um dos mais rápidos do mundo.

5. Hot Park, Goiás

(Imagem: Reprodução)

Falando em parque aquático, um que também tem tudo para fazer a alegria das crianças (e dos adultos) é o Hot Park de Caldas Novas, em Goiás. As atrações são surpreendentes: além dos brinquedos já esperados em um parque aquático, o Hot Park ainda inclui uma praia artificial com águas termais. Além de tudo, o parque está localizado em uma paisagem de tirar o fôlego.

6. Hopi Hari, São Paulo

(Imagem: Reprodução)

Apesar de algumas idas e vindas, o Hopi Hari continua sendo um dos melhores destinos para viajar com crianças. Em seus 20 anos de existência, esse parque temático se consolidou como um dos maiores do país e tem tudo para fazer os pequenos felizes. As principais atrações são a área dos super heróis da Liga da Justiça e a área dos Looney Tunes.

7. Legoland, Flórida

(Imagem: Reprodução)

100% projetado para crianças, o Legoland tem uma proposta super inovadora: ser um parque interativo. Existem várias unidades do Legoland pelo mundo, mas recomendamos a de Winter Heaven, na Flórida, por ser um destino que os brasileiros amam e por ficar pertinho da Disney. Quem sabe não rola uma dobradinha de parques?

8. Warner Bros Studios, Califórnia

(Imagem: Reprodução)

Imagina conhecer os sets de filmagem de Harry Potter, Friends, Batman e vários outros filmes e séries super famosos? No Warner Bros Studios, na Califórnia, essa experiência incrível é possível. Se seus filhos (e você) são fãs de filmes e cultura pop. Certamente essa é uma das melhores opções de destinos!

9. Cancún, México

(Imagem: Reprodução)

Pode não parecer, mas Cancún, o paraíso muito procurado por casais em Lua de Mel, também é um dos melhores destinos para viajar com crianças. Além disso, para quem não é fã de praia, há diversos parques por perto. O mais famoso é o Xcaret, que conta com uma área para mergulhar com golfinhos.

10. Bariloche, Argentina

(Imagem: Reprodução)

Se a sua intenção é fazer uma viagem super diferente do convencional e ainda agradar a criançada, Bariloche é o melhor destino. Dá para esquiar no gelo, fazer passeios de trenó e depois tomar um delicioso chocolate quente.