Pintura orgânica: conheça a tendência que vai transformar sua casa

O que é pintura orgânica? Saiba mais sobre essa tendência autoral que tem conqusitado as pessoas e aprenda a fazer em sua casa!

Julia Monsores | 17 de Outubro de 2020 às 14:00

Reprodução/etsy.com -

Você já ouviu falar na pintura orgânica? Há quem goste, há quem odeie, mas o fato é que essa tendência artística tem atraído muitas pessoas que desejam transformar suas casas por meio da pintura. 

Criativa e descolada, a lógica da pintura orgânica é bem simples: misturar tintas, formas e texturas para ter um resultado com formas fluidas, que podem ocupar uma parede inteira ou apenas um pedaço dela.

Essa tendência ganhou popularidade principalmente durante o isolamento social. Em casa, muitas pessoas resolveram inovar na decoração e compartilhar os resultados nas redes sociais.

A ideia da pintura orgânica é que você consiga exprimir, por meio das pinceladas de tinta, o que você sente no momento. Por isso, muitas pessoas também utilizam essa técnica como uma espécie de terapia artística.

Além disso, essa tendência autoral também tem feito com que as pessoas ousem mais na escolha das cores para os ambientes. Pois os resultados mais legais costumam não ter apenas uma cor, mas duas, três e até quatro!

Confira também o passo a passo de como pintar uma parede sem cometer erros!

Como fazer uma pintura orgânica em sua casa?

Imagem: blog.thony.com.br

Folhas, caricaturas, traços, pontos e figuras geométricas são algumas das formas mais utilizadas na pintura orgânica. Mas além dessas, também são utilizadas muitas formas assimétricas e mais abstratas.

Há pessoas que preferem planejar antes o que será pintado, fazendo o traçado dos desenhos na parede com um lápis. Mas há também quem prefira não planejar, permitindo que a ideia surja no desenrolar do processo. Fica a seu critério!

Caso você queira experimentar essa tendência em sua casa, a dica é utilizar tintas à base de água. Essas podem ser retiradas com removedores se o resultado não agradar ou se a casa for alugada.

Além da escolha das tintas, você também irá precisar de pincéis. Separe um bem fininho para fazer o traçado, e outros maiores para as pinturas mais robustas.

Tenha também uma bandeja de pintura e um rolinho de espuma. E antes de pintar a parede, lembre-se de forrar o chão com um plástico para não manchá-lo.

Você também pode utilizar fita crepe para delimitar as bordas de suas figuras, e assim evitar que a tinta ultrapasse o espaço definido.

E se você está pensando em colocar papel de parede em casa, confira esse passo a passo para fazer tudo direitinho!

Confira algumas ideias de pinturas orgânicas: