Problemas com a secadora de roupas? Veja como solucionar

Descubra como é fácil resolver alguns problemas que a sua secadora de roupas possa apresentar durante o uso. Confira essas dicas!

Thaís Garcez | 15 de Maio de 2020 às 20:00

Choreograph/iStock -

Com a chegada do inverno o uso da secadora de roupas aumenta mais que o normal; já que os dias mais úmidos dificultam a secagem das roupas, principalmente as mais pesadas. O excesso de uso ou o pouco uso da máquina durante o ano pode ocasionar alguns contratempos. Mas não se preocupe, pois selecionamos alguns problemas e soluções que você mesmo pode dar.

Porém, vale dizer que defeitos no motor, no aquecedor ou no controle eletrônico precisarão de assistência profissional.

Minha secadora não liga

Verifique a eletricidade, o interruptor e o tambor

Verifique se a secadora está recebendo eletricidade. Para isso ligue um aparelho que esteja funcionando, como uma luminária, na tomada. Se ela não ligar, troque os fusíveis ou religue o disjuntor da fase. Mas, se a secadora queimar repetidamente os próprios fusíveis ou desligar o disjuntor, chame um técnico. Isso pode indicar um problema elétrico na máquina. Veja outras soluções:

As roupas aquecem, mas não secam

Organize suas levas de roupa

Não exceda a carga máxima recomendada para a sua secadora: confira no manual o peso que ela comporta. Roupas que tenham espaço para se mover secarão mais rápido e ficarão menos amarrotadas.

Retire os fiapos e limpe a ventilação

Sua secadora tem um ou dois filtros de tela que capturam os fiapos que as roupas soltam. Portanto, retire a armação de plástico que sustenta a tela e remova a camada de fiapos. Caso haja sujeira, limpe com água quente e sabão, e espere secar antes de recolocar.

O acúmulo de fiapos em sua secadora é perigoso, pois pode provocar um incêndio. Limpe seus filtros depois de cada leva de secagem e inspecione o exaustor ou o condensador a cada algumas semanas.

Limpe o condensador

Secadoras com condensadores funcionam de forma semelhante às com exaustores, mas a água extraída de suas roupas, em vez de ser jogada para fora, condensa-se numa placa resfriada dentro da secadora antes de escorrer para um reservatório de plástico.