5 dicas para reaproveitar a borra de café

Você sabia que é possível reaproveitar a borra de café depois do uso? Confira dicas de como usá-la na pele, na limpeza e no jardim!

Julia Monsores | 16 de Setembro de 2020 às 11:00

galitskaya/iStock -

Muitas pessoas só começam o dia com uma boa xícara de café. Mas você sabia que você não precisa descartar a borra de café depois do seu uso? É possível reaproveitá-la na casa, na pele e até mesmo no jardim!

Confira agora algumas sugestões inusitadas de como reaproveitar a borra de café. E não deixe de conferir também algumas utilidades extras para o filtro do café!

1. Borra de café na jardinagem

Imagem: deniskomarov/iStock

O seu jardim está com muitas formigas e outras pragas? Ele está pouco adubado? A borra de café pode ajudar.

Por ter nitrogênio em sua composição, e um ph levemente ácido, a borra de café é uma boa pedida para o solo. Mas modere o uso! Apesar de benéfica, o exagero pode prejudicar as plantas na absorção de água ou dificultar a germinação.

Para não ter erro, a dica é acrescentá-la em sua compostagem; o ideal é uma proporção de 1/5 de borra de café. Ou então, caso você não tenha uma composteira, você pode misturar a borra de café diretamente no solo.

2. Melhore o aspecto da pele com borra de café

Imagem: triocean/iStock

A cafeína presente na borra de café também é um ótimo estimulante celular. Assim, quando aplicada na pele, ela atua promovendo a circulação sanguínea e a regeneração. Além disso, ela também atua controlando a oleosidade da pele e prevenindo a aparição de espinhas.

Então, não deixe de aproveitar suas propriedades cosméticas e dermatológicas. Misture na borra um fio de azeite ou outro óleo natural e aplique-a na pele. Faça isso pelo menos duas vezes na semana.

Você também pode fazer uma esfoliação com a borra de café. Esfregue delicadamente sua pele com movimentos circulares e ascendentes. Deixe agir por alguns minutos e depois retire com água fria. E se quiser, confira também mais cinco opções de esfoliantes caseiros para fazer sua skin care.

3. Neutralize odores com a borra de café

Imagem: AndreyPopov/iStock

Sabe aquele cheirinho ruim dentro de casa? A borra de café também pode ajudar. Por causa do nitrogênio presente na borra, o odor é neutralizado. Então, a dica é adicioná-la a um recipiente de plástico e deixá-la nos locais em que o cheiro está te incomodando, como na geladeira, por exemplo.

Quer mais dicas? Então, confira outras formas de acabar com o mau cheiro no banheiro e em toda a sua casa.

4. Atua no crescimento capilar

Imagem: EasterBunnyUK/iStock

Além de ser ótimo para controlar a oleosidade dos fios, a borra de café também desobstrui os poros e estimula o crescimento capilar. Além disso, ela também age na hidratação dos fios.

Uma dica é adicionar a borra de café ao seu seu shampoo preferido e usá-lo duas vezes na semana. Ou então, aplicá-la diretamente sobre o couro cabelo após a lavagem com o shampoo e, em seguida, enxaguar bem e aplicar o condicionador.

5. Auxilia na limpeza da casa

Imagem: 0shut0/iStock

Você sabia que a borra de café tem propriedade abrasiva? Por isso, ela é indicada para fazer a limpeza daqueles objetos bem sujos, como panelas. Para isso, pegue uma esponja ou um pano já umedecido, acrescente um pouco de detergente e a borra.

Além disso, ela também é ótima para eliminar resíduos de cola que vêm em embalagens. Por isso, da próxima vez que você quiser tirar o rótulo de algum produto, ou o adesivo, ponha um pouco em uma bucha e esfregue. Depois de um tempo, os resíduos serão eliminados.

Confira também outros produtos naturais que funcionam muito bem para a limpeza da casa!