Sprint de leitura e escrita: o que é e como fazer

Conheça uma técnica para ser mais produtivo no dia a dia: saiba o que é sprint de leitura e escrita e como colocá-lo em prática.

Marcela Barros | 14 de Agosto de 2020 às 17:00

Imagem: iStock/DragonImages -

O termo sprint tem estado muito em alta, principalmente por ser utilizado em uma metodologia de gerenciamento de projetos chamada Scrum. O sprint é o conceito principal dessa metodologia e consiste em cada uma das diferentes fases de um projeto, as quais devem ser cumpridas em um espaço de tempo específico.

Mas você já ouviu falar de sprint de leitura e escrita e da Técnica Pomodoro? Venha saber mais sobre isso e como o sprint pode ser aplicado a essas tarefas, para que você se torne mais eficiente e produtivo:

Leia também: 10 dicas para ler mais e melhor

O que é a Técnica Pomodoro

Imagem: istock/coffeekai

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo. Ela foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo, que queria ser mais produtivo nos estudos e, para tal, utilizou um timer de cozinha em formato de tomate (pomodoro, em italiano) para se organizar. Ele ligava o timer e, por 25 minutos, se concentrava totalmente nos estudos.

Depois de cada período de trabalho, Cirillo fazia pequenas pausas e depois voltava a se concentrar. Quando viu que a técnica dava certo e o ajudava a economizar tempo e a ser mais produtivo, ele começou a divulgá-la. Assim surgiu o Método Pomodoro, que passou a ser utilizado como uma poderosa técnica para estudos e trabalho.

Leia também: Torne seu dia mais produtivo adotando a Técnica Pomodoro

O que é o sprint de leitura e escrita

Imagem: iStock/Kritchanut

O sprint de leitura e escrita é, então, uma variação do Método Pomodoro. Para a leitura e a escrita, o sprint significa um período curto de atividade intensa, ou seja, foco total à leitura ou à redação que você está fazendo.

Desligue o celular, a televisão ou qualquer outra distração e dedique-se a ler ou escrever por algum tempo determinado por você.

Se você tiver tempo disponível, pode ler por uma hora inteira, mas se não for possível, você pode fazer pequenos sprints durante o dia.

Vantagens de utilizar o sprint de leitura e escrita

Imagem: iStock/dusanpetkovic

Utilizando os sprints, você vai se tornar mais produtivo e vai ganhar tempo para fazer outras atividades. Aplicado à escrita, ele pode ser uma ferramenta poderosa, te ajudando a escrever de forma mais disciplinada e constante.

Na hora de colocar em prática, concentre-se apenas em escrever: nada de fazer pesquisas, olhar a hora ou fazer o intervalo antes do tempo. Ajuste o cronômetro e mãos à obra!

Os sprints de leitura são uma ótima técnica para quem tem muitos livros a ler e pouco tempo durante o dia. Acompanhe seus progressos anotando quantas páginas você leu durante um determinado período tempo. Você vai ver como essa técnica será de grande ajuda para evitar a procrastinação!