Fique atento na hora de escolher o tapete de yoga ideal

Contamos tudo o que você precisa saber para comprar o tapete de yoga mais adequado para a sua necessidade e o seu orçamento.

Arman Neto | 19 de Dezembro de 2020 às 22:38

Imagem: Shutter2U/iStock -

A yoga é uma prática milenar apreciada por muitos, e a cada dia ganha mais e mais adeptos. E não é para menos: faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. 

Não à toa, muita gente encara a yoga como uma terapia, pois ela se mostra eficaz no tratamento e na prevenção de doenças que nos rondam no dia a dia, como a ansiedade e a depressão, dentre tantas outras. 

Leia também: Posturas de yoga para aliviar as dores nas costas

Mas a yoga vai muito além disso: em razão dos muitos benefícios que a prática traz, muitas pessoas fazem dessa filosofia – que se baseia em unir corpo e mente – um estilo de vida. Sobretudo, por se tratar de uma prática que se pode fazer sem a necessidade de sair de casa.

É por sabermos de todo o bem que a yoga faz e do grande número de pessoas que diariamente decide se enveredar por essa atividade tão saudável e prazerosa que compilamos algumas dicas sobre como escolher um dos melhores companheiros do praticante de yoga: o tapete de yoga. 

O tapete de yoga

Imagem: Anastasia Gubinskaya/iStock

Também conhecido como yoga mat, o tapete de yoga é um item presente na rotina da maioria dos praticantes de yoga, embora haja aqueles que preferem não utilizá-lo. Mas essa é uma escolha pessoal: é praticando e se conhecendo que o yogi descobrirá o que é mais confortável para ele. 

Entretanto, a maioria das pessoas ainda prefere utilizar o tapete por conta de sua praticidade e conforto. Afinal, não é todo mundo que fica à vontade em fazer todas aquelas posições sobre uma base muito dura. E o yoga mat ainda pode ajudar a prevenir acidentes.  

Quem está começando na yoga ou quem está querendo trocar o seu tapete com segurança e tranquilidade deve prestar atenção em alguns aspectos:

O material 

Imagem: Anastasia Gubinskaya/iStock

Com a popularidade da yoga, passou a ser possível encontrar tapetes de yoga com facilidade. O material mais comum é o PVC.

Entretanto, é necessário salientar que há uma boa variedade entre os tapetes de PVC. Portanto, fique atento à qualidade do material, caso escolha um tapete desse tipo. Os mais baratos costumam ser escorregadios e, pior, mais tóxicos. Por isso, dê prioridade aos tapetes com aderência e mais durabilidade, como os tapetes de PVC de alta densidade, por exemplo.

Uma pessoa mais preocupada com a saúde e o meio ambiente pode optar por yoga mats feitos com materiais orgânicos ou reciclados. E como vivemos em um mundo no qual a sustentabilidade se faz cada vez mais necessária, optar por um modelo com essas características pode ser não só uma ótima, mas a melhor escolha. 

O tamanho

Imagem: Prostock-Studio/iStock

É importante que você se atente ao tamanho do seu yoga mat. Em outras palavras: não compre um tapete menor do que você. Um que deixe sua cabeça e seus pés para fora irá atrapalhar a sua atividade. 

Recomendamos que você escolha um tapete que seja ao menos alguns centímetros maior do que você, mas caso tenha um que seja exatamente da sua altura, não será um grande problema. Não é o ideal, mas dará conta do recado (pelo menos por algum tempo). 

A espessura

Imagem: Javier Ferrando/iStock

É possível encontrar o tapete de yoga em diversas espessuras. E é importante ter em mente que essa variação reflete no resultado da prática. 

Embora no geral a preferência seja algo bem pessoal, podemos dizer que há um consenso de que quanto mais fino o tapete, mais as chances de se machucar, seja pela falta de amortecimento, seja porque o contato com chão machuca seus ossos. 

Entretanto, tapetes muito grossos também têm suas desvantagens, como serem pesados e não colaborar com o equilíbrio para a prática. Com isso, o ideal é que você escolha um yoga mat de mais ou menos 5mm (eles variam de 1 mm a 15 mm, aproximadamente). 

O preço

Imagem: fizkes/iStock

Com a variedade de modelos de yoga mat vem também a variedade no preço. Entretanto, há que se considerar quanto se deseja investir em um tapete de yoga (as marcas conhecidas são bem mais caras).

A parte boa é que você encontra bons modelos com um preço mais em conta (em torno de 100, 200 reais). Basta uma pesquisa mais cuidadosa para que você ache facilmente esses modelos.

Assim, pense bem nos seus objetivos e no seu bolso antes de gastar aquela grana suada em um modelo que talvez seja além do que você precisa. 

Agora que você sabe o necessário para escolher o seu tapete de yoga, basta procurar aquele que corresponda às suas necessidades para chamar de seu.