Tipos de massas: conheça os principais

Vários tipos de massas italianas já fazem parte do cardápio brasileiro. Mas, você conhece a gemelli? E a ditalini, já comeu? Saiba mais!

Mariana Valle | 8 de Outubro de 2021 às 17:00

NelliSyr/iStock -

Um dos alimentos mais populares do mundo, a massa é o componente básico perfeito para a alimentação saudável e energética. Há diversos tipos de massas italianas e uma vasta opção de molhos deliciosos para as refeições de todo dia e de ocasiões especiais. Além disso, saber diferenciar os tipos de massas italianas pode ajudar a escolher a melhor para a receita que você deseja preparar.

Confira mais: aprenda a cozinhar macarrão do jeito certo!

A massa integral tem o perfil ideal para a alimentação saudável, pois é um alimento rico em carboidratos complexos e pobre em gorduras. Os carboidratos complexos devem compor pelo menos metade das calorias diárias da alimentação balanceada. Por isso, incluir mais massas integrais nas refeições é uma das maneiras mais fáceis, mais variadas e nutritivas de aumentar a ingestão de carboidratos.

Entretanto, lembre-se: embora o corpo humano tenha menos probabilidade de transformar carboidratos complexos em gordura corporal do que os alimentos gordurosos, comer carboidratos em excesso pode causar ganho de peso.

Cada grama de carboidrato — complexo ou açúcar — fornece 4 kcal. Sendo assim, se deseja aumentar a ingestão de carboidratos na alimentação, certifique-se de que a quantidade de calorias ingerida ainda coincida com as calorias gastas.

Conheça alguns dos principais tipos de massas italianas:

Comprar massa pode ser quase uma aventura. Há diversos tipos de massas, de diferentes tamanhos e variedades, e muitas delas têm nomes que podem ser apenas regionais ou específicos de um determinado fabricante.

Aqui estão alguns termos italianos úteis:

Pasta di semola grano duro indica que é feita de farinha de trigo grano duro; e all’uova, que é enriquecida com ovos.

• A terminação do nome das massas pode indicar o tamanho: oni é grande, por exemplo conchiglioni (conchas grandes); ette ou etti são pequenas, como spaghetti, cappelletti (pequenos chapéus) ou orecchiette (pequenas orelhas); e ini são ainda menores.

• O espinafre ou a acelga (massa alla bietola) faz a massa verde e a beterraba a torna rossi (vermelha). E ainda: acrescenta-se tinta de lula para preparar massa seppia ou neroli (negra).

Conheça agora alguns dos principais formatos de massas italianas:

1. Canelone

Nelly Senko

Canelone são tubos grandes que podem ser recheados e levados ao forno. Além disso, seu tempo de cozimento é mais lento. Mas, cuidado para não passar do ponto! Caso a massa fique muito mole, poderá não segurar o recheio, prejudicando a finalização do prato.

Confira uma receita de canelone de frango e ricota aqui!

2. Casarecce

victimewalker/iStock

Casarecce são pequenos retângulos enrolados. São tradicionalmente servidos com molho pesto. Mas, também combinam com molho rústico de frutos do mar com camarões salteados.

Aprenda a fazer um delicioso molho pesto caseiro.

3. Espaguete

Spaghetti/iStock

Os fios longos do espaguete, ou spaghetti, são o mais popular formato de massa fora da Itália. O espaguetinho (fidelinho) é ainda mais fino. Por isso, apresenta o menor tempo de cozimento.

Spaghetti com frutos do mar e outras 5 receitas imperdíveis!

4. Conchiglione

Martin Leitch/iStock

Conchiglie são conchas; conchigliette é uma versão menor, ao passo que conchiglione é a concha grande para rechear.

Confira as 5 melhores receitas de macarrão com carne.

5. Fettuccine

jenifoto/iStock

O fettuccine são tiras longas e achatadas, com cerca de 5 mm de largura. O linguine é semelhante, mas um pouco mais fino.

6. Nhoque

eelnosiva/iStock

Nhoque são conchas fechadas com estrias, feitas em geral com farinha de trigo misturada a uma raiz: batata inglesa, batata-doce, aipim etc.

Aprenda 7 receitas de nhoque incríveis e faça hoje mesmo

7. Ditalini

Detry26/iStock

Ditali são dedais ou tubos; ditalini são os bem pequenos.

Confira como preparar saladas de macarrão integral para manter a dieta.

8. Farfallette

NataBene/iStock

Farfalle tem o formato de laços, também descritos como gravata-borboleta ou borboleta. Laços pequenos chamam-se farfallette ou farfallini (gravatinha).

9. Fusilli

dashtik/iStock

Fusilli são espirais ou parafusos. Podem ser longos ou curtos. Outro nome é rotini.

Confira 5 receitas de saladas de macarrão diferentes e deliciosas.

10. Gemelli

Gemelli: espirais ou torcidos estreitos ou com extremidades ocas.

11. Penne

ivaisla/iStock

Penne são tubos curtos, cortados diagonalmente para ter a extremidade como a de uma pena. Podem ser frisados ou lisos.

Aprenda a fazer penne picante e outras receitas picantes.

12. Tagliatelle

SvetlanaK/iStock

Tagliatelle é um macarrão longo e achatado como o fettuccine, que vem em ninhos.

13. Lasanha

Ilya_Starikov/iStock

Lasanha são folhas achatadas quadradas ou retangulares.

6 receitas incríveis de lasanha para sair do básico.