Transição Capilar: dê independência aos seus cachos

A transição capilar pode ser uma das transformações mais desafiadoras da sua vida, mas com certeza será compensadora. Independentemente do seu tipo de Descubra como passar pela transição capilar sem precisar cortar os cabelos. Ganhe cachos novos e lindos com essas dicas preciosas!

Douglas Ferreira | 6 de Junho de 2020 às 16:10

m-imagephotography/iStock -

A transição capilar pode ser uma das transformações mais desafiadoras da sua vida, mas com certeza será compensadora. Independentemente do seu tipo de cabelo, apenas cacheado ou crespo cacheado, saiba que o processo levará um tempo. A transição capilar nada mais é do que abandonar o alisamento ou o relaxamento e deixar crescer os seus fios originais. Sabemos que não será nada fácil, mas com essas dicas você alcançará a sua meta.

Antes de mais nada, é preciso disciplina e perseverança! Não existe um tempo de duração fixo para esse processo. Tudo dependerá do ritmo de crescimento do seu fio e do tipo de química que usava. Portanto, prepare também a sua mente para lidar com as mudanças estéticas que estão por vir.

Durante a transição capilar você pode deixar o cabelo ir crescendo e cortando as pontas aos poucos, até chegar o comprimento desejado. Ou pode esperar crescer um pouco e fazer o big chop (grande corte). O big chop é um corte radical, em que você deixa o cabelo curtinho, perto da raiz. Nos dois processos a paciência é o ponto-chave para o sucesso.

Aos primeiros sinais de um novo cabelo, com uma nova textura, na sua cabeça pode vir o questionamento: E agora? Como faço para lidar com dois tipos de cabelo? O uso de chapinha ou escova nesse momento não é indicado, pois atrapalha o processo de cacheamento natural do cabelo. Além disso, ao receber calor, o fio pode danificar e gerar frizz. O calor da água quente, durante o banho, também pode fazer mal aos seus fios, saiba como cuidá-los no inverno. Mas calma, não se desespere, confira essas dicas para esse momento complicado:

Truques e penteados

Use e abuse de acessórios. Bandanas, lenços e tiaras podem ajudar a esconder os fios mais enrolados da raiz. Experimente tipos variados de amarrações, como turbantes ou apenas em parte da testa e raiz do cabelo. No início da transição capilar é mais fácil esconder o surgimento do seu cabelo natural.

Se você já está num estágio mais avançado, opte por cremes de pentear. Use-os na parte quimicamente lisa. Após o banho, aplique um creme ativador de cachos “amassando” levemente os fios, de baixo para cima. Se preferir, pode contar com o auxílio de um secador com difusor, mas não use com frequência. Assim você vai conseguindo disfarçar e uniformizar superficialmente os dois tipos de cabelo.

Além disso, teste penteados que estiquem a parte cacheada do cabelo, como rabos de cavalo ou tranças. Mas cuidado para não agredir o fio. Veja essas dicas para cuidar dos seus cachos.

Cronograma capilar

Prostock-Studio/iStock

O cronograma capilar é indicado para todos os cabelos, em transição capilar ou não. Entretanto, é importante adequar ao seu tipo de cabelo, oleoso, seco ou misto. O cronograma é uma programação que você deve seguir para recuperar a estrutura, a vitalidade e a saúde dos fios. Baseia-se em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Para quem está no processo de transição capilar, o cronograma é imprescindível. Ele te ajudará a amenizar os danos do cabelo com química e diminuirá a diferença entre o liso e o cacheado. A hidratação tem como objetivo repor os nutrientes e a água que o cabelo perde todos os dias. Você pode fazer com o creme que já está acostumada ou com qualquer creme que contenha D-Pantenol, Manteiga de Oliva, Óleo de coco, Babosa ou Aminoácidos.

A nutrição é o momento de recuperar os lipídios, ou seja, gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Com a nutrição seu cabelo recupera a maciez e o brilho e fecha as cutículas dos fios. Você pode fazer em casa mesmo, com os óleos de: coco, argan, girassol, abacate, amla, manga; e até azeite de oliva.

Já a reconstrução repõe a queratina dos fios, a proteína principal dos cabelos e das unhas. Esta etapa deve ser feita de acordo com a necessidade dos cabelos. Caso não estejam quebradiços, opacos ou elásticos, faça a reconstrução de 15 em 15 dias. O cronograma capilar não garante que o seu cabelo volte a ser o que era antes da química, mas promete deixá-lo mais forte e saudável. A programação básica sugere:

Faça em dias alternados ou de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Transição mental

Um novo cabelo, ou melhor, o seu cabelo de verdade está ressurgindo. E durante a transição é importante que você faça um trabalho interno de aceitação. O seu cabelo natural faz parte de quem você é e pode mudar o seu jeito de lidar com a vida. A gente sabe que a estética tem grande influência na nossa autoestima. Então, se está decidida, abrace essa ideia por completo, cuide do seu visual e da sua mente. Siga à risca e não desista.

Talvez, depois de tudo, você não goste do resultado. Se isso acontecer, não tem problema. A transição capilar não te impossibilita de voltar a alisar os cabelos. O importante é se sentir feliz e com o cabelo lindo! Aliás, aproveita e dá uma olhadinha nessas dicas incríveis de como cuidar dos cabelos em casa.

POR THAÍS GARCEZ