Trate os cabelos oleosos com receitas caseiras

Seus cabelos oleosos podem até parecer sujos, embora você os tenha lavado poucas horas antes. Experimente esses conselhos.

Redação | 19 de Dezembro de 2019 às 09:00

PavelIvanov/iStock -

Seus cabelos são oleosos. Parece que alguém passou vaselina em seus cabelos? Eles pesam na cabeça? Mas não culpe seus hábitos de higiene, pois provavelmente seu problema é hereditário. Combata-o com o shampoo certo — lave, enxágue e lembre-se de repetir o procedimento — e com enxágues caseiros especiais que reduzem a oleosidade. Veja o que fazer. 

Veja também outras sugestões para ter cabelos saudáveis.

E como cuidar dos cabelos cacheados.

O que faz os cabelos ficarem oleosos?

Seus cabelos estão escorridos, sem vida, grudados na cabeça. Podem até parecer sujos, embora você os tenha lavado poucas horas antes. No entanto, não os culpe — as vilãs são as glândulas sebáceas, que se encontram logo abaixo da superfície da pele. Elas secretam sebo, uma mistura de ácidos graxos que protege o couro cabeludo. As glândulas sebáceas de algumas pessoas são tão produtivas que cada fio de cabelo fica coberto com a secreção oleosa. Entre os fatores que contribuem para esse problema estão estresse, hormônios, predisposição genética e dietas inadequadas, além de pílulas anticoncepcionais que contêm principalmente androgênio, um hormônio masculino.

Leia o rótulo do seu shampoo

Escolha um shampoo com alto teor de lauril sulfato de sódio e baixo teor de qualquer tipo de condicionador, como lanolina. Você precisa de shampoos para limpeza profunda, que eliminam a oleosidade do couro cabeludo e dos fios.

Mesmo que não tenha caspa, você pode obter bons resultados com um shampoo anticaspa que contenha alcatrão. As fórmulas usadas nele tendem a ressecar até os cabelos mais oleosos.

Duplique o que é diário

Obviamente você deve lavar a cabeça todos os dias, mas, além disso, você precisa lavá-la duas vezes cada vez que tomar banho. Ensaboe, deixe o shampoo nos cabelos por vários minutos (para dar tempo de remover a oleosidade), enxágue bem e depois repita a operação. Mesmo na segunda lavada, deixe o shampoo atuar nos cabelos por alguns minutos antes de enxaguar.

Chá de alecrim, limonada e vinagre podem ajudar

Enxaguar os cabelos com água é muito bom, mas os resultados serão melhores com um chá de alecrim forte. Extremamente aromática, essa erva contém óleos essenciais que ajudam a controlar a produção excessiva de oleosidade no couro cabeludo.

  1. Prepare a infusão com 1 xícara de água fervente e 2 colheres (sopa) de alecrim desidratado. Aguarde 20 minutos, coe, espere esfriar e guarde a solução em um frasco de shampoo vazio. Espalhe o chá nos cabelos depois de cada lavagem. Se gostar do perfume do alecrim, não precisa enxaguar.
  2. Faça uma solução de enxágue com sumo de limão. Misture o sumo de 2 limões em 2 xícaras de água destilada e guarde em uma frasco de shampoo vazio. Depois do banho, seque os cabelos e aplique a limonada no couro cabeludo. Deixe que o ácido do limão aja sobre a oleosidade por 5 minutos. Lave em seguida com água fria. Atenção: cuidado com os respingos de limão na pele, pois podem causar queimaduras graves se houver exposição ao sol.

O vinagre, que também é ácido, reduz a oleosidade dos cabelos. Misture 1 xícara de vinagre a outra de água e use a mistura no enxágue final dos cabelos. Não quer seus cabelos cheirando a salada? Não se preocupe: o odor desaparece rapidamente.

Medidas extremas: antissépticos bucais

Se seus cabelos forem oleosos ao extremo, faça uma solução que ajuda a reduzir a produção de sebo do couro cabeludo. Em uma xícara pequena, misture partes iguais de hamamélis e de um antisséptico bucal. Como são adstringentes, os dois ingredientes ajudam a fechar os poros à medida que secam. Aplique a solução no couro cabeludo (não nos cabelos), com a ajuda de um chumaço de algodão, depois de lavar e enxaguar os cabelos.

Não dá tempo de lavar? Use talco!

Você está atrasado — não há tempo para lavar os cabelos. Seu cabelo, porém, está escorrido e oleoso. Para uma lavada “a seco” de emergência, recorra ao talco. Passe um pouco nos cabelos, uma mecha de cada vez. Massageie ligeiramente o pó, inicialmente sobre o couro cabeludo e depois nos cabelos. O talco absorve um pouco da oleosidade. Voilà! — um “shampoo” instantâneo. Lembre-se: use pouco talco. Se exagerar, vai terminar com aparência de grisalho.