Viagem de avião: esclareça suas dúvidas!

Vai fazer uma viagem de avião em breve? Saiba quais as principais regras que companhias aéreas adotam para não ser pego desprevenido na hora do embarque.

Redação | 8 de Fevereiro de 2018 às 08:00

encrier/iStock -

Uma viagem de avião possui regras que visam garantir a sua segurança. Antes de viajar, consulte as determinações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e facilidades ou diferenciais que podem ser oferecidos pelas companhias aéreas. Confira estas dicas para aproveitar melhor a sua viagem!

Documentos

No embarque devem ser apresentados documentos dentro da validade, com foto e em bom estado de conservação. Nos voos nacionais e para países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador e Peru) apresente: Carteira de identidade; passaporte; CNH com foto ou carteira profissional com foto. Nos voos internacionais, apresente o passaporte com um mínimo de 6 meses antes do fim da validade. Se estiver fora deste prazo, você precisa fazer um novo passaporte. Antes de comprar a sua passagem para a viagem de avião, consulte o consulado do país de destino sobre o visto, já que as regras variam dependendo de cada país.

Bagagem

As regras para transporte de bagagem mudaram recentemente. Agora, cada companhia aérea pode praticar regras próprias e até cobrar por item transportado. Por isso é muito importante checar a política de cada empresa antes de comprar a sua passagem. Com a nova regra, havia a expectativa de redução dos preços: passageiro sem bagagem paga menos. Contudo, isso pode não ocorrer se for cobrado o excesso, porque o limite de peso permitido pode ter sido reduzido pela companhia. Em regra, um item pessoal como bolsa, notebook, tablete ou sacola do free shop e a bagagem de mão (até 10 kg com dimensões de 40 cm de comprimento, 25 cm de largura e 55 cm de altura) continuam gratuitos nos voos nacionais e internacionais. Acima dessas medidas, pode ser enviada para o porão.

Check-in

Aproveite as facilidades da internet para ganhar tempo fazendo o check-in antecipadamente através dos canais digitais das companhias aéreas como aplicativos, Twitter, sites ou totem. Verifique se existe um limite de tempo de antecedência do voo para usar essas facilidades.

Regras especiais

Você sabia que cães e gatos de até 10 kg podem viajar na cabine com o passageiro, se estiverem na caixa de transporte (kennel)? Acima desse limite, devem viajar no porão. Consulte também as regras sobre vacinação dos animais.

Há serviços disponíveis para viagens de crianças desacompanhadas de responsáveis. Consulte os documentos obrigatórios. Em voos nacionais. podem estar acompanhados de parentes até terceiro grau. Em voos internacionais, dependem de passaporte que já pode conter o tipo de autorização para a viagem de avião.

Gestantes devem consultar previamente o obstetra. Conte as semanas para viajar! Com até 27 semanas de gravidez. não é necessário nenhum documento especial. De 28 a 35 semanas, a gestante deve preencher a Declaração de Responsabilidade fornecida pela companhia aérea. No começo da 36ª semana até o final da 37ª é preciso apresentar atestado médico com validade de 30 dias. A partir de 38 semanas só pode embarcar em caso de extrema necessidade, com a Declaração de Responsabilidade e acompanhada por um obstetra. Gravidez de gêmeos seguem prazos mais curtos e não é recomendável a viagem sete dias antes ou depois do parto.

Antecipação de voo

Em algumas companhias, o voo nacional pode ser antecipado gratuitamente em algumas horas. Solicite com antecedência e verifique se há disponibilidade de assentos. Consulte as regras de cada companhia aérea sobre esta possibilidade. Alguns programas de viagens, como clubes de milhas, podem assegurar benefícios diferenciados.

Que horas chegar no aeroporto?

Para evitar atrasos na hora de embarcar, chegue com antecedência no aeroporto. Nos voos nacionais e só com bagagem de mão, chegue 40 minutos antes do horário do bilhete aéreo. Se vai despachar bagagem, chegue uma hora antes. Nos voos internacionais chegue duas horas antes do horário de embarque.

Por Samasse Leal