Beleza na geração Z: entenda a fixação estética da geração pela ótica de um especialista

Poucos assuntos são tão constantes entre os jovens, quanto a beleza. Descubra a opinião de um especialista sobre o assunto!

Cadu Guarieiro | 19 de Outubro de 2023 às 08:00

A geração Z está bastante preocupada com a estética. - Imagem: Nemchinowa/iStock

Poucas coisas são tão deliciosas quanto o autocuidado, principalmente no que diz respeito à estética. No entanto, nos últimos anos, um fenômeno tem chamado a atenção de estetiticistas e profissionais da saúde no mundo todo: a beleza na geração Z.

Seja com o cabelo, com as roupas, com as unhas ou com a skincare, é inegável que a beleza é um assunto quente que, aparentemente, chegou para ficar, sobretudo para os mais novos! As redes sociais oferecem um mundo de informação para diferentes segmentos, no entanto, poucos são tão intensos quanto o universo estético.

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Produção de cosméticos caseiros, indicação de produtos e até mesmo procedimentos cirúrgicos se tornaram assuntos bastante presentes na mão dos jovens!

De acordo com o resultado de uma pesquisa do NPD Group, publicada em uma matéria do portal CNN, em 2012, menos de 20% das mulheres norte-americanas entre os 18 e 24 anos consideravam importantes os cuidados antienvelhecimento da pele. 6 anos depois, em 2018, outro estudo, esse feito pelos analistas de consumo de beleza do The Benchmarking Company, revelou um aumento considerável no interesse do mesmo público-alvo: mais de 50% das mulheres entre os 18 e 24 anos disseram que queriam adicionar produtos que auxiliassem no combate as rugas.

Em entrevista ao CNN, Anjali Mahto, dermatologista consultora da Harley Street, em Londres, fez questão de alertar que os jovens estão sob o risco de "patologizar excessivamente o que acontece a todos nós".

"Minha preocupação recentemente é ver adolescentes na clínica que parecem preocupados com o envelhecimento da pele e é claramente muito cedo para se preocupar com tratamentos injetáveis como o botox."

Robert Pogue Harrison, professor de literatura na Universidade de Stanford e autor do livro "Juvenesence: A Cultural History of our Age", acredita que a tendência entre a geração Z seja uma estratégia de negócios inteligente e bastante bem sucedida.

"A juventude é um mercado muito lucrativo para o consumismo, porque os jovens, especialmente os muito jovens, são dominados pelos seus desejos", analisou Harrison.


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