O vídeo com make fora da validade viralizou e conquistou um alcance de milhões. Entenda os riscos que produtos vencidos podem causar à saúde da pele!
Sabemos que, atualmente, as redes sociais são responsáveis por lançar trends e ditar o que está em alta, o que é "cool" e o que não é. Recentemente, um vídeo de uma menina usando o glitter em pó vencido, da linha Capricho para O Boticário, viralizou no TikTok.
O produto é um lançamento bem antigo da marca, que hoje em dia não está mais disponível para venda. Os vídeos postados tiveram um alcance considerável de visualizações, passando da casa dos 5 milhões, e gerou uma polêmica importantíssima quanto ao uso de produtos vencidos.
Leia também: Delineado de cristais: aprenda como fazer a maquiagem que é queridinha das celebridades!
Também gerou uma consicentização para o fato de que, às vezes, os internautas se colocam em situações de risco sem saber. Em um comentário, o perfil oficial da marca "O Boticário" alertou que as pessoas precisam ter cuidado com a saúde da pele e produtos fora da validade.
Sabemos que quando um produto é muito amado, é normal querer “economizar” ou usar menos, na tentativa de fazê-lo durar mais. O problema é que, após abertos, existe um prazo para serem usados antes que estraguem e usá-los após esse prazo pode trazer riscos à saúde da pele. Entenda a seguir:
Quais os riscos de usar cosméticos fora da validade?
O uso de produtos vencidos na pele pode gerar graves infecções. Uma vez que os conservantes e outras propriedades usadas na composição do cosmético acabam se tornando ineficazes, esses produtos podem irritar os olhos, a pele, e até gerar dermatite.
Os cosméticos, após abertos, são expostos à umidade, oxigênio, calor, luz solar e sofrem degradação, o que pode favorecer a contaminação ao longo do tempo. Às vezes, acontece de um produto mudar de aspecto antes do prazo de validade. Nesse caso, se o rótulo não informar que essa mudança é normal, o aconselhável seria descartá-lo mesmo antes do vencimento indicado.
“O uso de produtos vencidos pode causar problemas como dermatites de contato irritativas ou alérgicas. A pele pode ficar avermelhada, com bolinhas, aspecto áspero, descamação. Sintomas como ardência e coceira são frequentes também, além de pele mais seca, opaca, até mesmo com um aspecto mais 'envelhecido' devido ao fato de as linhas ficarem mais evidentes por conta desses sintomas.”, afirma Carla Albuquerque, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A região dos olhos é uma área ainda mais sensível, por isso, o cuidado com produtos usados deve ser redobrado e cosméticos vencidos se tornam ainda mais perigosos de serem usados. Além disso, cosméticos vencidos estão mais vulneráveis à proliferação de fungos e bactérias e sua utilização também pode causar espinhas e infecções na pele.
Agora que você já sabe sobre os riscos de usar cosméticos fora da validade, confira 3 truques infalíveis para limpar os seus pincéis de maquiagem!