Faça uma busca


|
Publicado em: 23 de setembro de 2020

11 dicas para decorar casa alugada sem gastar muito

Com criatividade e boas ideias é possível ter uma casa alugada aconchegante e original.

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock

Se o novo passo da sua vida foi mudar para um imóvel alugado, então você precisa de algumas dicas úteis de decoração. Por questões contratuais, decorar casa alugada pode ser um desafio. Mas é possível deixar tudo do seu gosto sem gastar muito nem fazer reforma.

Antes de partir para as compras, é preciso saber o que o proprietário permite ou não fazer no imóvel. Além disso, se a sua intenção é ficar pouco tempo ou por um período determinado, vale a pena investir em peças fáceis de transportar.

Decorar apartamento ou casa alugada pode ser um bom exercício de criatividade. Então, veja as ideias que selecionamos, inspire-se e transforme o seu novo lar em um espaço charmoso e cheio de personalidade gastando pouco.

Se quiser mais dicas, confira esses 5 canais de decoração do YouTube cheios de ideias incríveis.

  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    1. Móveis soltos

    Alguns apartamentos e casas que são alugados já possuem alguns móveis embutidos, feitos sob medida, como os da cozinha, por exemplo. Mas na hora de mobiliar os outros cômodos à sua maneira prefira móveis que você possa levar em uma nova mudança, como racks, estantes e armários que não fiquem presos na parede.


  • archideaphoto/iStock

    2. Paredes coloridas

    Investir na pintura das paredes é uma boa maneira de dar personalidade à nova casa. Existem várias formas de colorir salas, quartos e outros cômodos com criatividade e sem gastar muito. Prefira pintar as paredes do que aplicar papel de parede, pois são mais caros e não podem ser removidos depois com tanta facilidade.


  • RakicN/iStock

    3. Quadros apoiados

    Quadros, pôsteres, nichos e outros objetos que podem ser pendurados nas paredes são recursos simples de decoração que valem a pena investir. Mas, se o contrato do imóvel não permitir furar paredes, não tem problema. É possível conseguir um bom resultado na decoração apoiando os quadros em cima dos móveis e, se forem grandes, até no chão. Veja a imagem e inspire-se!


  • AnnaNahabed/iStock

    4. Paisagismo

    Plantas são sempre bem-vindas na hora de decorar casas e apartamento. Se você tem uma varanda, aposte em um trabalho de paisagismo com a combinação de plantas em uma parede de treliça ou em canteiros. Ou então, organize vasos de flores nas mesas para dar vida ao ambiente. Suculentas são plantas perfeitas para ornar e simples de cuidar. Veja outras plantas que são decorativas e funcionais.


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    5. Cortinas e persianas

    Além de reduzir ou bloquear a entrada de luz no ambiente, as cortinas e persianas podem ser um bom recurso de decoração. Existem diversos tipos no mercado: lisas, estampadas, de tecidos leves e pesados, persianas de madeira etc. Vale a pena pesquisar qual combina mais com o seu estilo e dar uma nova cara ao cômodo da sua casa.


  • FilL239/iStock

    6. Objetos de decoração

    As opções são inúmeras, desde porta-retratos até aparadores de livros. O importante é abusar desses objetos para que o espaço tenha a sua personalidade. Busque por produtos vendidos em lojas populares, que escondem peças lindas (que podem, inclusive, ser customizadas) por preços convidativos! Artigos de artesanato também são uma boa ideia para decorar o ambiente.


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    7. Tapetes

    Alugou uma casa ou apartamento mas não gostou do piso? Use tapetes! Essa solução mais acessível pode não só esconder o piso como decorar o ambiente. Tapetes são uma ótima opção para dar destaque a um móvel ou até definir espaços. Além disso, podem ser de diversos materiais, inclusive antialérgicos.


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    8. Cadeiras e poltronas

    Além do sofá, considere inserir uma bela poltrona na sala. Elas podem compor o ambiente e também ser um ponto de cor, contrastando com o material do sofá. Já as cadeiras podem ter a mesma função. Experimente colocar uma cadeira de cada cor na sua mesa e terá um espaço colorido e de personalidade. Se tem uma cadeira antiga, que tal reformá-la e economizar? Veja essas dicas!


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    9. Lustres e luminárias

    Os contratos de aluguel podem ser um empecilho na hora de furar o teto, mexer na fiação e fazer novas instalações elétricas. Para evitar dor de cabeça, invista em lustres e spots de luz fixos em trilhos, que aumentam a capacidade de iluminação do ambiente sem grandes obras. Luminárias também são uma ótima opção para trazer focos de luz para determinados locais. Além disso, é possível encontrar diversos estilos, tanto de chão como de mesa.


  • ben-bryant/iStock

    10. Almofadas

    Sua sala ou quarto pode ganhar mais vida com as almofadas corretas. Essa é uma solução bem prática que você pode, inclusive, criar sozinho, do seu gosto. Mas se não possui dotes artesanais, faça uma busca no comércio e aproveite as opções e combinações.


  • Feverpitched/iStock

    11. Pisos alternativos

    Atualmente, já existem pisos que podem ser colocados sem a necessidade de obras de reforma. São pisos que são aplicados por cima do que já existe, como por exemplo o piso vinílico ou piso de madeira flutuante. Pesquise sobre a aplicação desse material e se cabe no seu orçamento. Mas, antes de fechar negócio, consulte o proprietário do imóvel sobre a possibilidade de fazer essa troca.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados